«Estamos num clube cuja ambição é uma permanente e que, por força da sua base social e da sua ambição, tem que jogar claramente para as primeiras cinco posições. Se vai ser 5º, 4º ou 3º, como ainda há bem pouco tempo o conseguiu, não sabemos, mas vamos apontar para aí», afirmou hoje o ex-treinador do Nacional da Madeira.
Apresentado oficialmente à comunicação social e a cerca de uma centena de associados do Vitória na sala de imprensa do estádio vimaranense, Manuel Machado lembrou, porém, «a forte concorrência» e avisou que são precisos «meios».
«Se houver os meios necessários, haverá também as ideias para criar uma equipa competitiva. Dentro de duas, três semanas teremos o esqueleto da equipa praticamente concluído e aí já se poderá fazer uma análise mais objectiva do que poderá ser o Vitória», afirmou.
Segundo o treinador, de 54 anos, que regressa a Guimarães depois de em 2004/05 ter conduzido o clube ao 5º lugar e às competições europeias, «a direcção está a trabalhar em cima das ideias que lhe foram transmitidas» e, se as conseguir «materializar», os sócios «poderão confiar numa equipa competitiva».
Machado assinou por uma temporada, sendo que daqui «a sete ou oito meses, se a direcção estiver contente com o trabalho, será muito fácil prorrogar o contrato», sublinhou o presidente vitoriano.
O Vitória de Guimarães regressa aos trabalhos dia 16 de Junho e parte para estágio, em Quiaios, a 21 do mesmo mês, regressando nos primeiros dias de Julho.