- Comentar
O Presidente da República festejou terça-feira a vitória da seleção portuguesa de futebol nos oitavos de final do Mundial do Qatar, por 6-1, contra a Suíça, rodeado de crianças na Associação Academia do Johnson, na Amadora.
Relacionados
"É mais fácil organizar um Governo do que escolher um onze com a qualidade do plantel que nós temos"
Marcelo Rebelo de Sousa assistiu ao jogo sentado no chão juntamente com dezenas de crianças do Bairro do Zambujal, do Bairro da Boavista e da Cova da Moura que frequentam esta associação, onde realizam atividades desportivas, culturais e têm apoio escolar.
O chefe de Estado disse aos jornalistas que quis ir à Academia do Johnson como forma de "agradecimento e homenagem" ao seu fundador, João Semedo, que morreu na semana passada, e prometeu regressar mais vezes: "Vamos todos continuar a obra, porque merece ser continuada, é espetacular ver o ambiente que se vive aqui".
A Presidência da República levou para as instalações da associação um ecrã gigante, bandeiras e cachecóis da seleção oferecidos pela Federação Portuguesa de Futebol e pasteis de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa falou à comunicação social antes, a meio e no fim do jogo, aparecendo em direto nos canais televisivos. Após o apito final, elogiou a prestação da equipa portuguesa, "com grande nível individual, mas com espírito coletivo", e congratulou-se com a goleada.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"É uma das melhores noites, que eu me lembro, do futebol português de há muito tempo", exclamou, abraçado a algumas crianças.
Para o Presidente da República, o selecionador nacional, Fernando Santos, "fez tudo certo, jogou com uma equipa surpresa, uma equipa sem Ronaldo" -- que só entrou a meio da segunda parte -- que "surpreendeu os adversários".
No seu entender, a seleção de Portugal, "jogando assim todos os jogos, pode ganhar a copa".
A seleção portuguesa de futebol venceu hoje a Suíça com golos de Gonçalo Ramos, que fez um 'hat-trick', de Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão. Nos quartos de final do Mundial do Qatar irá defrontar a seleção de Marrocos.
O chefe de Estado deslocou-se ao Qatar para ver ao vivo a estreia da seleção nacional de futebol no Campeonato do Mundo de 2022, contra a seleção do Gana, no dia 24 de novembro, e nos jogos seguintes, que viu pela televisão, quis estar também visível a apoiar a equipa portuguesa.
No segundo jogo da fase de grupos, em 28 de novembro, contra a seleção do Uruguai, esteve em Braga, com jovens, no terceiro jogo, contra a Coreia do Sul, em 02 de dezembro, no Clube Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, e hoje na Associação Academia do Johnson, na Amadora, distrito de Lisboa.
Este projeto "pega no desporto e educa para a inclusão, para a integração, e mesmo nas comunidades mais complicadas em termos de pobreza, em termos de progressão escolar", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República, que já tinha visitado a Academia do Johnson, considerou que João Semedo "fez milagres, faz milagres".