O astro argentino voltou a ser a figura da partida pelos três golos que marcou, dois deles de grande penalidade, num FC Barcelona que, ainda na "ressaca" da iminente dupla perda do título espanhol e da Liga dos Campeões, dois troféus que detinha e dos quais se apresta para despedir, atrasou, pelo menos em algumas horas, a conquista do título pelo Real Madrid.
A equipa do Málaga, que é quarta classificada com os mesmos pontos (55) do terceiro, que é o Valência, e luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões, não conseguiu travar a supremacia dos catalães, nem com a ajuda de dois portugueses que foram titulares, Duda, que atirou uma bola ao poste, e Eliseu, que alinhou a lateral esquerdo.
Noutro jogo da 20.ª jornada, que se encontrava em atraso, o Atlético de Madrid não foi hoje além de um empate (1-1) frente à Real Sociedad no Vicente Calderón, mantendo o sexto lugar, agora com 50 pontos, já praticamente afastado da qualificação para a "Champions".
Na equipa da capital - que alinhou sem os três portugueses do plantel, Tiago, que estava castigado, Sílvio, que continua lesionado, e Pizzi - Falcao ficou em branco e não conseguiu evitar que a Real Sociedad chegasse ao empate já em período de compensações, pelo mexicano Carlos Vela, depois de estar em vantagem desde o minuto 54, por Gabi.
O Saragoça, penúltimo da classificação, manteve viva a chama da fuga à despromoção, ao receber e vencer por 1-0 o Levante, que vê assim fugir as possibilidades de chegar ao quarto lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões.
Os internacionais portugueses Ruben Micael e Hélder Postiga foram titulares na vitória do Saragoça, graças a um golo solitário de Eduardo Oriol, aos 11 minutos.
Quem "tropeçou" na luta pela fuga à despromoção foi o Rayo Vallecano, que está em 17.º lugar, logo acima da "linha de água" e que perdeu por 1-0 na deslocação a Maiorca, vendo agora o Saragoça reduzir a distância para apenas três pontos.
Finalmente, no "derby" andaluz, o Bétis deu um passo de gigante na fuga aos lugares de despromoção ao vencer por 2-1 Sevilha, triunfo tanto mais saboroso quanto foi obtido em pleno estádio Sanchez Pizjuán.