- Comentar
O português Miguel Oliveira (KTM) conquistou este domingo pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.
Acaba a prova em Spielberg. Histórico! Miguel Oliveira consegue o seu melhor lugar de sempre, ao ficar no primeiro lugar e vencendo assim esta etapa! Parabéns, campeão!. #SomosTodosMiguel pic.twitter.com/2DNgEfCKCu
Oliveira, que tinha como melhor resultado o sexto lugar em Brno, na República Checa, seguia no terceiro lugar e, na última curva, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaro (KTM) para subir pela primeira vez ao pódio.
O português partiu do sétimo lugar da grelha e conquistou várias posições na segunda partida, para as últimas 12 voltas, depois do acidente do espanhol Maverick Viñales (Yamaha).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A próxima etapa do Mundial de MotoGP, que vai terminar em Portimão, a 22 de novembro, está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.
"A Portuguesa" toca pela primeira vez numa etapa de MotoGP. Só podemos agradecer a Miguel Oliveira. Festa merecida para o nosso campeão! #SomosTodosMiguel pic.twitter.com/kU0LI9N7T8
"Foi rapidez e inteligência"
Para Paulo Ribeiro, jornalista que acompanha há décadas o motociclismo em Portugal e no estrangeiro, Miguel Oliveira aliou a rapidez à inteligência.
"Foi rapidez e inteligência. O Miguel estava bastante rápido e foi deixando, consecutivamente, adversários para trás. Atenção que o Andrea Dovizioso, que é neste momento o segundo do campeonato e tentou chegar-se a ele, ganhou na semana passada e não conseguiu encostar-se", explicou à TSF Paulo Ribeiro.
O jornalista acredita que outras vitórias vão surgir.
"Hoje cumpriu-se aquilo que se esperaria que fosse cumprido este ano, só faltava saber exatamente quando. Este será, seguramente, o primeiro triunfo de bastantes. O muitos é sempre relativo, até porque, estamos perante um dos campeonatos mais aversos dos últimos anos e não podemos pensar que o Miguel está a correr sozinho", afirmou o jornalista.
O especialista em motociclismo acredita que esta vitória de Miguel Oliveira na Áustria vai levar ainda mais público a Portimão, a última corrida do campeonato do mundo de MotoGP.
"Acredito que a lotação que está prevista para o Autódromo Internacional do Algarve vai seguramente esgotar. Já iria esgotar de qualquer das maneiras porque há imenso interesse nesta prova. Acredito que o Miguel Oliveira no Algarve, que é uma pista de que ele gosta imenso e com a qual tem uma relação muito próxima, vai sentir-se particularmente à vontade", acrescentou Paulo Ribeiro.
Também o Comité Olímpico de Portugal, nas suas páginas nas redes sociais, saudou Miguel Oliveira com a mensagem: "Primeira vitória de Miguel Oliveira numa prova do Mundial de MotoGP! #COPortugal".