Visita ao liceu onde estudou escritor Fernando Pessoa

O poeta e escritor português Fernando Pessoa viveu durante nove anos em Durban, a cidade sul-africana acolheu-o na viragem do século XIX para o século XX. O enviado especial da TSF a África do Sul visitou hoje, em pleno século XXI, o liceu onde estudou Fernando Pessoa, um aluno brilhante como contam as notas das disciplinas.

A famosa frase do poeta Fernando Pessoa «Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce» está escrita em inglês e português numa placa por baixo do busto do escritor no Durban High School, na África do Sul.

A homenagem patente desde 2006 deve-se ao percurso académico brilhante de Fernando Pessoa enquanto estudou no liceu sul-africano entre 1899 e 1903.

O responsável pelos arquivos do Durban High School, e apaixonado pela história do poeta português, relembrou à TSF que o jovem franzino aluno era muito diferente dos restantes.

«Ele era provavelmente dois ou três anos mais novo que todos os outros da turma, portanto em termos físicos não estava à altura do resto dos rapazes e depois era um solitário, sempre a pensar na vida», revelou o responsável do liceu africano.

Fernando Pessoa foi um dos melhores alunos no liceu de Durban e obteve notas altissimas, por exemplo a inglês. Nos registos de 1899 e 1900 pode ler-se um "very good" e um "excellent".

Três anos antes de entrar para o liceu sul-africano, quando chegou a África do Sul com a mãe e o padrasto, Fernando Pessoa não sabia uma única palavra de inglês.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de