Neemias Queta é o primeiro português na NBA e vai jogar pelos Sacramento Kings

O ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao draft, abdicando da época de senior, a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

O poste Neemias Queta, de 22 anos, foi na quinta-feira eleito na 39.ª posição do draft da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), pelos Sacramento Kings, podendo tornar-se em 2021/22 o primeiro português a jogar na competição.

Depois de três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao draft, abdicando da época de sénior, a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.

"Altura e a envergadura"

André Martins, selecionador de basquetebol em sub-20, treinou Neemias Queta no Europeu B, em 2019. O técnico não está surpreendido com a escolha do jogador português e mostra-se muito feliz.

"É uma excelente notícia, em primeiro lugar para o Neemias, porque era o sonho dele. E é uma excelente notícia para o basquetebol português e para o basquetebol de formação em Portugal", disse.

André Martins destaca a "altura e a envergadura" do atleta. "Para idade e altura que tem, tem qualidades técnicas muito acima da médica", refere o selecionador.

Notícia atualizada às 9h46

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de