O árbitro não percebe o que dizem e eles também não o ouvem.

É nestas alturas que o futebol se torna uma linguagem ainda mais universal. Apresentamos os Deaf Rhinos.

São de Manchester, estão nas meias-finais de uma competição nacional de futebol e têm um grupo de fãs no Facebook. Não, não é o Manchester City. São os Deaf Rhinos FC.

A equipa que está nas meias-finais da Football Association (FA) People's Cup, foi notícia na BBC One e é composta apenas por jogadores surdos. O treinador é o único elemento não surdo e foi desafiado por um amigo de infância (também ele surdo): se conseguia treinar uma equipa de pessoas com audição, porque não conseguiria treinar uma equipa de surdos?

A reação inicial do treinador foi "Mas só te conheço a ti...", ao que o amigo respondeu "Vem comigo". E, do nada, surgiu uma equipa completa.

As particularidades desta equipa obrigam a alguma adaptação da parte dos que os rodeiam. O árbitro das partidas, por exemplo, tem um apito e um lenço chamativo que agita quando quer chamar a atenção dos jogadores.

"Obviamente, eles não podem argumentar com o árbitro, mas podem usar a língua gestual para comunicar com ele. É óbvio que o árbitro não faz a mínima ideia do que eles estão a dizer", assinala o treinador com algum bom humor.

A FA People's Cup é uma competição anual de cinco contra cinco que decorre em todo o território britânico. As inscrições são abertas a toda a gente, homens e mulheres, de sub-14 a veteranos, pessoas com incapacidades e até a quem queira jogar a andar em vez de correr. A competição tem três rondas e começa em fevereiro. Em março, jogam-se as semifinais regionais e, no último fim de semana de abril, as finais.

A equipa gosta de participar na competição e assinala a importância. "É muito organizado, para nós, jogar futebol organizado não é uma coisa que tenhamos muitas oportunidades de fazer, então é como jogar na Premier League ou na Liga dos Campeões. Muito obrigado à FA por organizar a People's Cup. Voltaremos no próximo ano", diz o capitão de equipa, através do treinador.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de