O golfe agora é mais "cool"

São cada vez mais os praticantes mas faltam recursos financeiros e humanos para que a modalidade chegue a todos.

Em Portugal são 14 mil e 600 os jogadores federados em Golfe. Mas com a crise, a modalidade teve que adaptar-se a uma nova realidade. Miguel Franco de Sousa, secretário-geral da Federação Portuguesa de Golfe garante que o desafio é "sermos capazes de ter uma modalidade mais acessível do ponto de vista económico e financeiro".

Em 2012 foi criado o projeto de desenvolvimento juvenil, que pretende levar o golfe a vários espaços públicos, por exemplo, centros comerciais. Mas a modalidade chegou às escolas uns anos antes, como atividade extracurricular. Gonçalo Miranda, com 14 anos, Afonso Gaspar, 13 anos e Inês Bastos com 17 trocaram as raquetes e os pontapés na bola por um taco no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor (propriedade do Estado mas gerido pela Federação).

Os três reconhecem que, no início, o mais difícil era mesmo "acertar na bola", depois passou a ser "acertar no buraco". Green à parte, Inês acredita que o golfe é mais do que um divertimento, faz com que se sinta "mais atenta, mais calma". Para Jorge Lemos, o golfe "ainda é uma modalidade pouco popular, ao contrário do futebol, do basquetebol ou do atletismo, mas já não é um animal tão estranho e tão exótico como há uns tempos". Professor há mais de vinte anos reconhece que "numa fase inicial não é fácil, quando os miúdos já dominam alguma coisa e são capazes de treinar autonomamente, já é mais simples, vão-se distribuindo tarefas e supervisionando".

Miguel Franco de Sousa garante que a modalidade é agora "mais jovem, mais barata e mais cool". O secretário-geral da Federação Portuguesa de Golfe lamenta ainda assim, que faltem recursos financeiros e humanos para responder às muitas solicitações das escolas e dos municípios. Também o professor Jorge Lemos reconhece que "são cada vez mais os que querem experimentar, por isso o número de alunos poderia e deveria ser maior".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de