- Comentar
O rei até decretou feriado nacional. A Arábia Saudita venceu esta terça-feira a Argentina no Campeonato do Mundo de futebol e, quem vive em território saudita, conta que a população ficou em êxtase com o triunfo sobre Messi e companhia.
Relacionados
Dinamarca e Tunísia protagonizam primeiro nulo no Mundial
Ismail Elfath vai arbitrar estreia de Portugal no Mundial 2022
Adeptos galeses impedidos de entrar no estádio com chapéus arco-íris
Susana Carvalho é investigadora na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST) e, atualmente, está envolvida num projeto no Mar Vermelho. Foi daí que viu a partida.
"Durante o tempo extra que o árbitro deu, os escritórios pararam e estiveram em suspense até ao apito final. No final foi uma celebração conjunta e eu acho que aí foi muito bonito de ver os expatriados aqui na Arábia Saudita a celebrarem de igual forma e com igual entusiasmo a vitória sobre a Argentina", descreve a portuguesa.
Ouça as declarações da portuguesa que vive na Arábia Saudita.
Um dos filhos de Susana nasceu na Arábia Saudita: "É engraçado ver os nossos filhos, alguns deles que nasceram cá, juntos com os colegas sauditas e a vibrarem tanto quanto eles."
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Nas ruas, a portuguesa não tem uma noção perfeita de como se terá festejado em grandes cidades, como Jeddah ou Riade.

Leia também:
Vitória no Mundial frente à Argentina? É feriado na Arábia Saudita
"Eu vivo em lugares muito pequeninos, portanto, eu não tenho acesso ao que existiu, por exemplo, numa cidade como Jeddah. Mas nos nossos lugares pequeninos verificou-se isso com grande entusiasmo e com bandeiras e com celebração de uma vitória inesperada. Ninguém estava à espera que a Arábia Saudita ganhasse à Argentina", conta Susana Carvalho.
Para o futuro na competição, há já quem sonhe muito alto: "Os meus colegas sauditas já estão a pensar na vitória. Mas é de uma maneira muito relaxada e que a Arábia Saudita têm as suas limitações, mas é um povo com muita fé."
O Rei Salman da Arábia Saudita anunciou, de acordo com o Arab News, que esta quarta-feira será declarado feriado nacional após a surpreendente vitória dos sauditas frente à Argentina, por 1-2, em jogo a contar para o Mundial de 2022.
A sugestão foi feita, segundo o jornal árabe, pelo príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman, e, mais tarde, aprovada pelo Rei. Todos os funcionários, dos setores público e privado e também os estudantes terão direito a usufruir do feriado.
As mulheres também já jogam futebol na Arábia Saudita
A liga de futebol feminino foi criada este ano e Susana Carvalho afirma que esse é um dos sinais que mostra que a Arábia Saudita se está a abrir ao mundo.
"Estão a mudar imenso e é interessante assistir a essas mudanças. É certo que ainda há muitas e muitas coisas, são muito diferentes da nossa cultura. Na Arábia Saudita, em muito pouco tempo, as mulheres começaram a ter acesso à educação superior, a poder conduzir, a ter efetivamente esta oportunidade de poder jogar numa liga oficial saudita de futebol", justifica a investigadora.
Susana Carvalho revela que "já há muitos clubes a jogar" e acredita que "as coisas vão mudar bastante nos próximos anos", até pela "abertura que está a acontecer ao turismo e com os projetos que estão a ser desenvolvidos".