Cancellara, que já tinha ganho os prólogos em Liege (2004), Londres (2007) e Mónaco (2009), deixou o alemão Tony Martin (HTC-Columbia) a 10 segundos e o britânico David Millar (Garmin-Transmitions), outro especialista, a 20.
O norte-americano Lance Armstrong (RadioShack), sete vezes campeão do Tour, foi quarto no "crono", a 22 segundos do suíço, superando, em cinco, o "rival" espanhol Alberto Contador (Astana), apenas sexto.
O texano, de 38 anos, conseguiu a melhor prestação em contra-relógios desde o seu regresso à competição, em 2009, enquanto, o luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank), segundo em 2009, não foi além da modesta 122.ª posição, cedendo 1.09 minutos para Cancellara.
A chuva e o percurso sinuoso pelas ruas de Roterdão deixaram ainda o italiano Ivan Basso (Liquigás), a 55 segundos, menos um do que o britânico Bradley Wiggins (Sky), o russo Denis Menchov (Rabobank) e o espanhol Samuel Sanchez (Euskatel-Euskadi) e menos dois em relação ao luxemburguês Frank Schleck (Saxo Bank).
O "sprinter" português Manuel Cardoso (Footon-Servetto), 197.º, a 6.20 minutos do vencedor, foi vítima de uma queda que, segundo a sua equipa, «põe em dúvida a sua continuidade na corrida».
O campeão português de contra-relógio, Rui Costa (Caísse d'Epargne), com o 44.ª tempo, foi o melhor português, gastando mais 49 segundos do que Cancellara e menos cinco em relação a Sérgio Paulinho (RadioShack), 68.º.
Domingo, o pelotão da "Grande Boucle" vai enfrentar 223,5 quilómetros, na primeira etapa em linha, tendo o vento como principal obstáculo entre Roterdão e a chegada convidativa ao "sprint" junto ao estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, na Bélgica, que celebra os 65 anos de Eddy Merckx.
Campeão do Mundo de contra-relógio vence o prólogo da Volta a França
O suíço Fabian Cancellara (Saxo Bank) venceu este sábado, pela quarta vez na sua carreira, o prólogo da Volta a França em bicicleta, retomando o hábito de vestir a primeira camisola amarela da prova.