Dakar2015: Hélder Rodrigues vence 9ª etapa, Gonçalves pressiona Coma

O motard Hélder Rodrigues (Honda) venceu hoje a nona etapa do Rali Dakar, enquanto Paulo Gonçalves (Honda) encurtou distâncias para o líder Marc Coma (KTM).

Após ganhar a sexta tirada, Hélder Rodrigues gastou 5:06.14 horas para cumprir os 451 quilómetros da especial disputada entre Iquique e Calama, no Chile, a qual terminou com 3.51 minutos de avanço sobre Gonçalves e 7.34 sobre Coma, que assim perdeu 3.43 para o seu mais direto perseguidor.

«Ao início puxei bastante, mas sempre concentrado. Fui em bom ritmo até ao reabastecimento, quando senti que ia na frente. O Paulo vinha atras de mim dois minutos e eu não queria fazer pó para ele não perder tempo para o Marc (Coma). Esperei e deixei-o passar, mas depois ele perdeu-se e eu encontrei o caminho mais rapidamente e vim em bom ritmo para vencer a etapa», explicou Hélder Rodrigues.

Agora, Marc Coma tem "apenas" 5.28 de avanço para Paulo Gonçalves e já 26.52 para o chileno Pablo Quintanilla (KTM), que hoje foi apenas sexto, a 23.15 de Rodrigues.

Paulo Gonçalves disse que se começou a «forçar desde o início» numa etapa «muito difícil», mas que depois se perdeu e teve de voltar atrás, «perdendo algum tempo».

«Depois voltei a pressionar e vim bem. Recuperei algum tempo e estou em segundo. Não é importante, pois há mais quatro dias de prova. Muito pode acontecer. Vou continuar a lutar - eu e a equipa - para tentar a melhor posição possível. Muito pode acontecer. Não é pressão adicionei. Estou aqui para dar o meu melhor, lutar dia a dia. Sempre a lutar. A estratégia? Manter a moto segura», completou.

Apesar do êxito, Hélder Rodrigues está a mais de três horas do líder, após a fatídica etapa de segunda-feira, com problemas mecânicos que também afetaram o antigo líder, o espanhol Joan Barreda (Honda), que comandou a prova da segunda à sétima tirada e agora está a irrecuperáveis 4:23.51 horas.

Ruben Faria (KTM) foi 12.º a 34.22 minutos e mantém o sexto lugar, agora a 1:01.22 horas do líder.

A 10.ª etapa disputa-se na quarta-feira, com 859 quilómetros entre Calama e Salta, já na Argentina.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de