O sérvio Novak Djokovic conquistou no seu terceiro torneio do Grand Slam da temporada, ao vencer o espanhol Rafael Nadal na final do Open dos EUA pelos parciais de 6-2, 6-4, 6-7 e 6-1.
O número um mundial, que venceu pela sexta vez o maiorquino em final durante a presente temporada, juntou-se assim a um grupo de cinco jogadores que também ganharam três torneios do Grand Slam na mesma época e que inclui Nadal e Federer.
No primeiro set, Djokovic esteve a perder por 2-0, contudo, o sérvio não deu qualquer hipótese ao espanhol no resto do set, conquistando seis jogos seguidos.
Na segunda partida, Nadal voltou a dispôr de um avanço de 2-0, contudo, Djokovic voltou a ser forte fechando o set com um 6-4, ao passo que no terceiro o maiorquino apenas se conseguiu superiorizar no tie-break.
O tenista sérvio esteve perto de fechar o encontro no terceiro set, mas dois erros consecutivos de Djokovic levaram o set para o tie-break, que Nadal venceu por 7-3.
Desta forma, o tenista maiorquino acabou por obrigar o número um a jogar um quarto set, onde Djokovic venceu por um claro 6-1, fechando o encontro na primeira bola que dispôs parab o efeito.