Num dia que começou a ser seriamente ameaçado pela chuva, os dois grandes episódios a ronda masculina no Court Central acabaram por concluir-se, sem argumentos para os protagonistas secundários.
A abrir o programa do campo principal, Wawrinka, que se estreia em Portugal, reencontrou o espanhol Ivan Navarro, que tinha ganho ao número 22 do Mundo (terceiro cabeça de série no Estoril Open) em 2003.
Nove anos depois da derrota na final do "future" de Cartagena (Espanha), o jogador helvético, terceiro cabeça de série, desforrou-se de Navarro, "afundado" no lugar 232 do ranking, e conquistou a primeira vaga nos quartos de final, com um triunfo por 7-6 (7-5) e 6-1.
Logo a seguir, Gasquet - vice-campeão em Portugal de 2007, quando foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic, o atual líder incontestável do ranking - precisou de pouco mais de uma hora para bater o italiano Paolo Lorenzi.
O número 18 da hierarquia, segundo favorito no Estoril Open, fez valer a superioridade sobre o 82º classificado com um claro triunfo por 6-1 e 6-1, igualando, para já, os melhores resultados obtidos neste ano: quartos de final em Sidney, Marselha, Roterdão e Montpellier.