Na terceira vez que se cruzou com o francês Gael Monfils, actual décimo jogador do "ranking" mundial, Gil, 82.º do circuito, conseguiu finalmente vencer, precisando de apenas dois "sets" para garantir o inédito apuramento.
O jogador português, que já arrecadou com esta prestação 53.500 euros, superiorizou-se a Monfils, por 7-6 (8-6) e 6-2, em duas horas de encontro.
O equilíbrio no primeiro "set" foi-se arrastando no desempate, onde Gil e Monfils foram "trocando" mini-breaks, com o português a resolver o parcial ao terceiro "set-point".
Mostrando maior frescura, Frederico Gil manteve a embalagem vencedora no segundo parcial, onde chegou a ter uma vantagem de 4-0, depois de dois "breaks" consecutivos.
Chegado esta vantagem, o português não mais perdeu o controlo deste confronto, fechando o embate com um "natural" 6-2.
Nos quartos-de- final, Gil defrontará o vencedor do encontro, ainda a decorrer, entre o britânico Andy Murray, o número quatro do mundo e contra quem nunca jogou, e o francês Gilles Simon, 24.º da hierarquia, que já bateu o português este ano por duas vezes.
Em declarações à TSF, João Cunha e Silva, treinador principal de Frederico Gil, considerou que o tenista esteve «brilhante tacticamente».