Na última das etapas difíceis da competição - o regresso a Buenos Aires é considerado fácil - Rodrigues gastou mais 7.21 minutos que o vencedor do dia, o espanhol Marc Coma (KTM), que superou o seu companheiro de equipa, o francês Cyril Despres, por 37 segundos.
Com este resultado na etapa, de 530 quilómetros, é praticamente certa a vitória final de Coma, que passou a ter 16.36 de avanço sobre Despres e 59.27 sobre o chileno Lopez Contardo (Aprilia).
Hélder Rodrigues recuperou hoje três minutos a Lopez Contardo, mas não deverá chegar para atacar o pódio: o chileno está com 43.04 de avanço e só por acidente perderá o terceiro lugar.
«Como tem sido a regra nestes últimos dias, parti para o ataque logo nos primeiros quilómetros da especial e acabei por conseguir imprimir um ritmo muito forte até ao final», disse o "motard" português no final da etapa, citado pela sua assessoria de imprensa, acrescentando: «Agora que há apenas mais uma etapa para cumprir a margem de manobra é reduzida, mas vou continuar a lutar com determinação até ao último quilómetro deste Dakar».
Rúben Faria (KTM) foi sexto em Cordoba, a 16.57 de Coma, mantendo o oitavo posto da geral, a 4:06.43 horas do espanhol.
Seria o quinto na geral, se não tivesse sido penalizado na véspera, por ter falhado um controle. «Fiquei desiludido com a situação, mas não era por isso que ia baixar os braços. Até ao palanque de chegada estamos em prova, hoje a minha disposição era bem melhor e entrei com a moral em alta nesta derradeira especial de longa duração», disse.
O Dakar2011 termina sábado, com a ligação entre Cordoba e Buenos Aires. Será uma especial curta, de 181 quilómetros, para consagração dos «sobreviventes» da caravana.