Hamilton, que no circuito Gilles Villeneuve de Montreal alcançou, em 2007, a sua primeira vitória na Fórmula 1, superou nas sessões de classificação os dois pilotos da Red Bull, o australiano Mark Webber, líder do campeonato à entrada para a sexta corrida, e o alemão Sebastian Vettel.
O piloto britânico, com 1:15.105 minutos como melhor tempo, dominou as três rondas da sessão de qualificação e assegurou a 18.ª "pole" em Mundiais de Fórmula 1, a primeira desde Abu Dhabi, em 2009.
Mark Webber acompanha Hamilton na primeira fila: o australiano surgiu no Canadá com três "poles" consecutivas.
O alemão Sebastian Vettel, que tinha já feito três primeiros lugares este ano, sai da segunda linha, imediatamente à frente do espanhol Fernando Alonso (Ferrari).
Na terceira fila surge o campeão mundial Jenson Button (McLaren-Mercedes) e uma surpresa, o italiano Vitantonio Liuzzi (Force Índia), que conseguiu melhor tempo do que o brasileiro Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari.
O alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão do Mundo e outras tantas vencedor no Canadá, sai da 13.ª posição, a primeira da sétima fila.
Lewis Hamilton conquista "pole" e trava domínio da Red Bull
O piloto britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) acabou, este domingo, com uma série de sete "poles" consecutivas da Red Bull-Renault e arranca domingo do primeiro posto da grelha para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Canadá, em Montreal.