Nadal impôs-se a Monaco por 6-2, 6-0, 6-0 e ao espanhol juntaram-se no lote de oito finalistas os compatriotas David Ferrer e Nicolas Almagro.
Com os parciais de 6-3, 6-2 e 6-0, Ferrer afastou o compatriota Marcel Granollers, responsável pela eliminação de João Sousa na primeira ronda, o primeiro encontro do português num quadro principal de singulares de uma prova do "Grand Slam".
Almagro aplicou um triplo 6-4 ao sérvio Janko Tipsarevic, enquanto o escocês Andy Murray venceu por 1-6, 6-4, 6-1 e 6-2 o francês Richard Gasquet, finalista do Estoril Open deste ano, e em que se depositavam as esperanças de repetir o triunfo de Yannick Noah em Paris, em 1983.
Murray vai jogar com Ferrer a decisão da presença nas meias-finais e Nadal defronta Almagro para tentar a 50.ª vitória em Roland Garros.
Nos outros dois encontros dos quartos de final, o francês Jo-Wilfried Tsonga enfrenta o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, e o argentino Juan Martin del Porto, bicampeão no Estoril Open, terá pela frente o suíço Roger Federer.
Em femininos, o dia ficou marcado pela eliminação da campeã em título, a chinesa Na Li, que não resistiu à cazaque Yaroslava Shvedova, proveniente do "qualifying".
A chinesa, sétima na hierarquia mundial, cedeu frente a uma tenista que se encontra no 142.º posto, pelos parciais de 3-6, 6-2 e 6-0.
A russa Maria Sharapova venceu a checa Klara Zakopalova, por 6-4, 6-7 (5-7) e 6-2 e deu mais um passo para a presença na final e para a desejada conquista do troféu em Roland Garros, a única competição do "Grand Slam" que ainda não venceu.
Petra Kvitova, da República Checa, superou Varvara Lepchenko, dos Estados Unidos, por 6-2 e 6-1, e Kaia Kanepi, da Estónia, afastou Arantxa Rus, da Holanda, por 6-1, 4-6 e 6-0.