Partir do zero para conquistar um lugar. Benfica prepara o "depois de Félix"

Ferro e Svilar reconhecem que a saída do jovem avançado deixa a equipa com menos qualidade.

O Benfica prepara, esta terça-feira, o jogo de apresentação aos sócios que acontece esta quarta-feira, frente ao Anderlecht. Svilar e Ferro foram os porta-voz dos encarnados e partilharam uma ideia comum: partir do zero para conquistar um lugar na equipa.

"Estou focado na pré-época, não penso sair, estou aqui e feliz e a trabalhar bem. [Condição de suplente?] Sou jovem e tenho tempo, estou bem aqui", frisou Svilar, guarda-redes de 19 anos, que chegou ao Benfica em 2017/18, proveniente precisamente do Anderlecht.

"Vou ver os meus amigos, joguei com eles, mas é um jogo como outro", disse o belga, sem deixar de referir que também "é para ganhar".

O guardião, habitual suplente do grego Vlachodimos, disse ainda que, apesar da não ser titular, sente-se bem no clube da Luz e não pensa em sair.

Ao contrário do belga, o central Ferro assumiu-se como titular no eixo da defesa do Benfica na última época, com a entrada do treinador Bruno Lage e num momento em que o setor mais recuado tinha alguns problemas de lesões e castigos de outros jogadores.

O central, de 22 anos, acabou, num dérbi com o Sporting, na Luz, por entrar para o lugar de Jardel, lesionado, e ganhou o lugar ao lado de Rúben Dias.

"Partimos todos do ponto zero e a trabalhar para o mesmo, se vou jogar é com o mister", disse hoje Ferro, em relação à possibilidade de ter a titularidade garantida.

Antes de Félix e depois de Félix

Sobre os que já não podem alinhar pelo Benfica - porque foram transferidos - Svilar reconheceu que a saída de João Félix, transferido para o Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, tira qualidade à equipa.

"Perde qualidade [o Benfica], mas com o Jonas ainda não sabemos o que vai acontecer. Todas as equipas querem jogadores como Félix e Jonas, mas temos outros jogadores que têm qualidade", disse o guarda-redes.

Já Ferro garante que todo o grupo ficou muito contente por João Félix alcançar os seus objetivos e orgulhoso pelos valores envolvidos, mas afastou o cenário de uma maior fragilidade do Benfica com a saída do avançado.

"Antes do Félix havia outros e depois do Félix haverá, com certeza, quem substitua", disse. "Estamos cá para continuar a trabalhar pelo Benfica."

O defesa lembrou que há reforços "que vêm ajudar, sem dúvida nenhuma" e que a equipa ainda está "numa fase muito prematura" para saber se está mais forte.

A seleção está também no horizonte do jogador, mas antes é preciso consolidar um lugar no Benfica, algo que para Ferro "ninguém pode dar como garantido".

"Entramos todos com zero pontos"

Para a época 2019/20, em que o Benfica arranca com as insígnias de campeão, Ferro diz que se mantém a "ambição", mas também esclareceu que todas as equipas da Primeira Liga partem na mesma posição.

"É verdade que entramos como campeões, mas entramos todos com zero pontos, isso não muda nada", referiu o jogador, afastando qualquer pressão devido ao título da última época.

André Almeida, com uma fratura de stress, e Gedson, a recuperar de uma operação, foram os únicos ausentes do treino do Benfica. À semelhança da última segunda-feira, Grimaldo trabalhou às ordens de Bruno Lage sem limitações, tal como Ebuehi. Jonas, que ontem regressou ao Seixal, não subiu ao relvado.

O Benfica iniciou a pré-época a 1 de julho e na quarta-feira terá o primeiro teste, frente ao Anderlecht, no Estádio da Luz, às 20h30 - jogo com relato na TSF -, antes de, no sábado, defrontar a Académica, em Coimbra.

A 15 de julho, a equipa viaja para a digressão nos Estados Unidos, onde competirá na International Champions Cup, defrontando os mexicanos do Chivas, a 20 de julho (21h00 em Lisboa), em Santa Clara, a Fiorentina, a 24 (1h00 de 25 de julho em Lisboa), em Harrison, e o AC Milan, a 28 (20h00 em Lisboa), em Foxborough.

O arranque oficial da época acontecerá em 4 de agosto, no Estádio Algarve, na Supertaça portuguesa, diante do Sporting, vencedor da Taça de Portugal.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de