Golo de Tiago Tomás bastou. Sporting garante final four da Taça da Liga

O Sporting é a primeira equipa a qualificar-se para as decisões da Taça da Liga e vai tentar manter o título. Veja o golo.

Sporting com os dois pés na final four da Taça da Liga. Tiago Tomás deu a vitória dos leões contra o Penafiel, na última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, mesmo que o empate chegasse para apurar a equipa de Rúben Amorim para a próxima fase.

Com algumas baixas, o técnico leonino apresentou um onze com várias novidades. Destaque principal para Gonçalo Esteves que voltou a contar com a confiança de Rúben Amorim para ser titular. João Virgínia, Neto, Daniel Bragança, Tabata e Tiago Tomás foram as outras caras novas, em comparação com a partida de sábado frente ao Boavista.

O primeiro lance de perigo vem da cabeça de Sebastián Coates. Canto batido pelo lado direito por Bruno Tabata e, no coração da área, o central uruguaio cabeceia ao poste.

Golo do Sporting aos 16 minutos. Perda de bola na defesa do Penafiel e Bruno Tabata tenta o remate que ainda é defendido por Macedo. Na recarga, Tiago Tomás atira para a baliza deserta e abre o marcador.

Pouco depois, o Sporting pede penálti. Grande arrancada de Gonçalo Esteves que solta a bola para Tabata. O brasileiro tenta tirar um adversário do caminho, mas cai dentro da área. O árbitro considera simulação e mostra o cartão amarelo ao jogador do Sporting.

Os leões continuam a carregar. Desta vez foi Tiago Tomás, a passe de Matheus Reis, que isolado atirou para nova defesa de Macedo.

Ao intervalo, o Sporting vence por 1-0. Os leões estiveram por cima durante quase toda a primeira parte. A equipa da II Liga cometeu alguns erros na saída de bola e poucas vezes conseguiu chegar área adversária.

Para o início da segunda parte, Rúben Amorim faz entra Pedro Gonçalves para o lugar de Pablo Sarabia.

O internacional português entrou e esteve logo perto do golo. Ugarte recupera a bola no meio campo adversário e passa para Pedro Gonçalves que atira para a defesa de Macedo.

Aos 60 minutos, o treinador do Sporting lançou Matheus Nunes para o lugar de Manuel Ugarte.

Depois de vários minutos sem grande história, Tiago Tomás esteve perto do bis. Isolado, o avançado português tentou picar a bola por cima do guarda-redes penafidelense, mas saiu ao lado.

Aos 69 minutos vê-se o primeiro vislumbre de perigo na área do Sporting. Jogada pelo lado esquerdo do ataque do Penafiel, Ruca cruza rasteiro, mas João Virgínia antecipa-se a Edi Semedo e agarra a bola.

Aos 74 minutos, Bruno Tabata é expulso. Depois de ter levado o primeiro amarelo na primeira parte, num lance em que o Sporting fica a pedir penálti, o brasileiro fez uma entrada dura sobre Zé Valente e é admoestado com o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.

Leandro muito perto do golo aos 83 minutos. O médio do Penafiel ganhou a bola a meio campo e de fora da área atirou por cima da baliza do Sporting.

Penafiel voltou a cheirar o golo. Robinho recuperou a bola no ataque e rematou muito perto da baliza de Virgínia.

Mesmo antes do apito final, novo lance polémico. Rui Pedro cai dentro da área, mas o árbitro volta a considerar simulação e mostra amarelo ao avançado do Sporting.

Com este resultado, os leões garantem a presença na final four da Taça da Liga e ficam à espera dos outros resultados para conhecer o adversário na meia-final. Os derradeiros jogos da competição realizam-se em Leiria, no mês de janeiro.

Onze do Penafiel: Macedo, Vitinha, Ruca, Leandro, David Caiado, Zé Valente, Vasco Braga, Gonçalo Loureiro, Feliz e Édi Semedo.

Onze do Sporting: João Virgína, Neto, Coates e Matheus Reis; Gonçalo Esteves, Ugarte, Daniel Bragança e Nuno Santos; Sarabia, Tabata e Tiago Tomás.

Suplentes do Penafiel: Caio Secco, Lucas, Edson Farias, Capela, Rui Pedro, Roberto, João Amorim, Pedro Prazeres e Robinho.

Suplentes do Sporting: Adán, André Paulo, Matheus Nunes, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves, José Marsà, Flávio Nazinho, Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de