O FC Porto garantiu, esta quinta-feira, presença nas meias-finais da Liga Europa, ao aplicar nova goleada sobre o Spartak de Moscovo, desta vez por 2-5, depois de uma vitória concludente na primeira mão no Estádio do Dragão por 5-1.
Em Moscovo, a equipa portista começou a confirmar a vantagem adquirida no Porto, com um golo de Hulk, aos 28 minutos, na sequência de uma jogada individual do avançado brasileiro.
Em cima do intervalo, o uruguaio Cristian Rodriguez, que surgiu no lugar de Varela, marcou o segundo da formação orientada por André Villas-Boas, após um canto.
Quando ainda se jogavam os primeiros minutos da segunda parte, surgiu o 0-3, agora através de um golo de Guarin, após assistência do compatriota Falcao.
Só depois de três golos portistas, é que os russos conseguiriam reduzir a desvantagem, numa jogada conduzida por Dzyuba, em que este jogadores tirou da frente dois adversários antes de rematar sem hipóteses de defesa para Helton.
Dois minutos depois, o FC Porto repôs a diferença de três golos no jogo, agora por Falcão, que assim assinou o seu 12º golo na Liga Europa, na sequência de um canto da direita desviado por Cristian Rodriguez.
Os russos ainda reagiram com um tento de Ari aos 71 minutos, contudo seria o FC Porto a acabar o encontro com mais um golo, num tiro de Ruben Micael na sequência de uma bola ao poste de James Rodriguez.
Com este resultado (10-3 no conjunto das duas mãos), o FC Porto marcou encontro nas meias-finais com o vencedor da eliminatória entre os holandeses do Twente e dos espanhóis do Villarreal, numa eliminatória que pende claramente para o lado do conjunto valenciano.
Sob a arbitragem de Viktor Kassai, da Hungria, no Estádio Olímpico de Luzhniki, com a assistência de cerca de 17 mil espectadores, as cequipas alinharam da seguinte forma:
Spartak de Moscovo: Dikan, Kirril Kombarov (Dimitri Kombarov, 46), Suchy, Sheshukov, Makeev, Rafael Carioca (Ibson, 69), Alex, McGeady, Dzyuba, Yakovlev e Welliton (Ari, 46).
Suplentes: Belenov, Khodyrev, Ari, Dimitri Kombarov, Ozobic, Ibson e Obukhov.
FC Porto: Helton, Fucile (Sapunaru, 28), Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarin, João Moutinho (Ruben Micael, 46), Cristian Rodriguez, Hulk e Falcao (James Rodriguez, 73).
Suplentes: Beto, Sapunaru, James Rodriguez, Maicon, Ruben Micael, Varela e Souza.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Dzyuba (25).