Os «dragões» lideram isolados o grupo A com três pontos, resultantes de uma vitória, e são secundados pelos insulares e pela Académica, ambos com um ponto, pelo que o triunfo na Madeira, aliado a uma igualdade entre Vitória de Setúbal e Académica, garantirá automaticamente um lugar na fase seguinte.
No actual formato da Taça da Liga, os vencedores de cada um dos três grupos seguem em frente para as meias-finais, juntando-se a estes o melhor segundo classificado.
Enquanto no Grupo A o primeiro lugar dificilmente escapará aos campeões nacionais, os restantes dois grupos têm tudo em aberto, embora Benfica e Sporting reúnam o favoritismo para assegurarem o primeiro posto.
O Benfica está a par do Belenenses, que recebe o Vitória de Guimarães, na liderança do Grupo C com três pontos, enquanto a formação de Olhão está sem qualquer ponto.
No Grupo B, o Sporting, que na primeira ronda venceu claramente o Marítimo por 3-0, tem uma difícil deslocação a Vila do Conde, perante um Rio Ave que perdeu na ronda inaugural em Paços de Ferreira e que recentemente contratou Carlos Brito, um regresso, para o comando técnico, depois da saída de João Eusébio.