O FC Porto terminou, este domingo, com uma série de três jogos sem vencer, ao bater fora a Académica por 0-3, o que lhe permite continuar a partilhar com o Benfica a liderança da Liga.
A formação orientada por Vítor Pereira, que vinha de dois empates para o campeonato e de uma derrota na Liga dos Campeões, inaugurou o marcador aos 27 minutos pelo brasileiro Walter, que se estreou a titular esta temporada.
Cinco minutos depois, o colombiano James Rodriguez entrou sem grande oposição na área da equipa da casa e ampliou a vantagem portista numa altura em que a formação de Coimbra ainda sentia os efeitos do primeiro golo portista.
No segundo tempo, a formação orientada por Pedro Emanuel criou bastante perigo junto à baliza do FC Porto num lance protagonizado por Adrien Silva aos 52 minutos, contudo, Helton, com uma grande defesa, manteve intacta a vantagem da sua equipa.
A resposta do FC Porto não tardou, e aos 58 minutos, Guarin fez o 0-3, ficando praticamente aí garantido que os portistas punham mesmo fim ao ciclo de maus resultados, depois dos empates com Feirense e Benfica e a derrota no reduto do Zenit.
A Académica ainda viria a criar novamente perigo junto à baliza à guarda de Helton por intermédio de Eder, tendo o FC Porto respondido, aos 77 minutos, por Walter, isto três minutos antes da expulsão de Abdoulaye, que deixou a equipa de Coimbra a jogar com menos um até final.
Sob a arbitragem de Paulo Baptista, de Portalegre, no Estádio Cidade de Coimbra, com a assistência de 8827 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Académica: Peiser, Cédric Soares, Abdoulaye, João Real, Nivaldo, Habib, Adrien, Danilo Cintra (Júlio César, 68), Sissoko (Flávio, 85), Rui Miguel (Diogo Valente, 60) e Éder.
Suplentes: Ricardo, Flávio, João Dias, Júlio César, Marinho, Diogo Valente e Fábio Luís.
FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarin, Moutinho (Defour, 73), Hulk, Walter (Belluschi, 85) e James (Djalma, 73).
Suplentes: Bracali, Mangala, Belluschi, Souza, Defour, Djalma e Cristian Rodriguez.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Abdoulaye (47), Adrien (63), Nivaldo (64), Otamendi (67) e Rolando (71). Cartão vermelho directo para Abdoulaye (81).