Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o tricampeão português anuncia que o clube francês, recentemente promovido ao primeiro escalão, vai desembolsar 45 ME por James e 25 ME por Moutinho.
De acordo com o sítio oficial do Mónaco na Internet, os dois jogadores, que assinaram contratos válidos pelos próximos cinco anos, serão apresentados em data a definir.
Aos 26 anos, Moutinho, que vestiu a camisola das "quinas" em 57 vezes, transfere-se para o emblema monegasco, depois de ter jogado nas últimas três temporadas nos "dragões" e de ter chegado a "capitão" do Sporting, clube no qual cumpriu toda a sua formação.
O médio português vai continuar a ter como companheiro de equipa James Rodriguez, de 21 anos, que também jogava no FC Porto desde 2010/11, o seu primeiro clube na Europa, depois de ter alinhado nos colombianos do Envigado e os argentinos do Banfield.
Ouvido pela TSF, Jaime Marta Soares, presidente da Assembleia Geral do Sporting, disse ficar surpreendido com os valores da venda de João Moutinho.
O responsável revelou ter informações de que João Moutinho terá sido vendido ao Mónaco por 30 milhões de euros, o que significaria um encaixe superior para o Sporting.
Refira-se que a SAD leonina tem direito a 25 por cento de uma venda acima dos onze milhões de euros.