Portugal já soma seis medalhas nos Gay Games

A representar Portugal pela primeira vez nos Jogos Olímpicos LGBT, os atletas João Granchas, Mariane Valêncio e Álvaro Cardoso já conquistaram seis medalhas.

A delegação portuguesa já conquistou seis medalhas em natação, na décima edição dos Gay Games, que decorre em Paris.

João Granche conquistou duas medalhas de bronze. "Quando recebi a primeira medalha nem quis acreditar, estou cheio de orgulho. Ontem só me apetecia chorar de orgulho. Ninguém leva muito a sério isto dos masters e LGBT. Não sabia sequer se tinha hipóteses de ganhar e vim para melhorar os meus tempos. Foi o que fiz e é o que tenho feito e, por acaso, consegui duas medalhas", afirma o nadador.

A atleta Mariane Valêncio representa Portugal nesta competição e conquistou uma medalha de bronze nos 50 metros costas: "Foi uma prova difícil, estava muito sol, mas correu muito bem". Mariane Valêncio foi atleta profissional de natação e andebol e hoje considera-se uma "atleta de fim de semana".

Álvaro Cardoso arrecadou duas medalhas de bronze na prova de 5 km de águas abertas e 200 metros costas. "A terceira medalha foi conquistada nos 4x100 metros, onde fiz parte da estafeta. Foi bastante gratificante, foram duas medalhas bastante sofridas", descreve Álvaro Cardoso.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, passou o dia de terça-feira em Paris, para apoiar os mais de quarenta atletas portugueses em competição.

"Estamos com uma excelente estreia. É evidente que as medalhas são também importantes quando estamos a falar de competições desportivas, mas queria realçar a participação desses atletas que já conseguiram garantir algumas medalhas e a participação desta delegação que, independentemente de pódios ou não, consegue simbolizar a abertura que o país hoje tem e que todos devemos ter ao desporto inclusivo", afirma secretário de Estado da Juventude e do desporto João Paulo Rebelo

Os atletas portugueses vão contar com apoio financeiro do Programa Nacional Desporto Para Todos.

A Câmara Municipal de Paris recebe a delegação portuguesa esta noite, num convívio ao qual se segue um espetáculo de "Fado Bicha". Os atletas portugueses procuram, até domingo, mais conquistas nesta primeira participação nos Jogos Olímpicos LGBT.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de