O antigo militar partiu da torre de Belém e recebeu das mãos do chefe da missão portuguesa, José Garcia, a bandeira portuguesa, que espera entregar a 10 de junho para que seja levada pelo porta-estandarte da missão olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Europeus, dois dias depois.
O presidente do Comité Olímpico Português (COP), José Constantino, entregou ao ciclista algumas cartas que o próprio entregará aos comités olímpicos por onde irá passar (Espanha, França, Mónaco, Itália, Grécia, Geórgia e Azerbaijão, para além do Comité Olímpico Europeu, sediado em Roma), bem como o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, que entregou ao ciclista uma carta para entregar ao seu homólogo de Baku.
Jorge Cristóvão mostrou-se «entusiasmado» com a aventura em que vai participar, afirmando «estar preparado para os mais de sete mil quilómetros» que vai percorrer ao longo dos próximos dois meses, com o objetivo de «honrar o país».
À margem da partida do atleta de 53 anos, a judoca Joana Ramos e o jogador de futebol de praia Rui Coimbra marcaram presença no evento e mostraram muita expectativa em relação aos primeiros jogos europeus, que se realizam em Baku, no Azerbaijão.
A edição dos primeiros Jogos Europeus vai realizar-se em junho e a delegação portuguesa conta já com 99 atletas inscritos em 14 modalidades, sendo que a competição tem um papel muito importante no que diz respeito aos Jogos Olímpicos Rio2016.
Os resultados da prova continental apuram diretamente nas modalidades de ténis de mesa, tiro e triatlo, influenciando de forma indireta outras nove modalidades, com a angariação de pontos para o "ranking".