Portugal subiu hoje ao quarto lugar do “ranking” da FIFA e igualou a sua melhor classificação de sempre, depois de ter alcançado anteriormente igual posição em Março de 2001 e Fevereiro de 2002. Para Carlos Queiroz, estar no quarto lugar deste “top10” das melhores selecções «corresponde a um esforço enorme da federação».
«É todo o trabalho que, ao nível das selecções, dos seus jogadores e de todo o staff, se tem vindo a desenvolver ao serviço dos interesses da selecção, elevando o prestígio da Federação Portuguesa de Futebol e do futebol português no panorama internacional», destacou.
Em declarações aos jornalistas, Queiroz refere que esta é «uma prenda bonita» para a federação nacional.
«Esta é uma prenda bonita para os 96 anos de vida de uma Federação que tem uma história, também, bonita e de prestígio num mundo extremamente competitivo», sublinhou Queiroz, que qualificou de “brilhante” a actuação dos jogadores esta época.
Na classificação de Março, Portugal somou mais 13 pontos em relação ao mês anterior e colocou-se atrás de um trio que se mantém firme na frente: Espanha (primeiro lugar), Brasil (segundo) e Holanda (terceiro).
Em 2001 e 2002 a selecção portuguesa era comandada por António Oliveira e discutia então a fase de qualificação para o Mundial de 2002, coorganizado por Coreia do Sul e Japão e no qual os portugueses não passaram da fase de grupos.