Rafael Luís e os "jogadores brilhantes" que querem repetir o êxito no europeu de sub-17

Em Israel, a seleção portuguesa procura nova conquista do campeonato europeu do escalão de sub-17. Entre os convocados há nomes que já surgem nas primeiras equipas nacionais, como Rodrigo Ribeiro ou Dário Essugo. O médio do Benfica Rafael Luís sublinha a importância do torneio para estes jovens.

Com um discurso calmo e pausado, Rafael Luís aponta os objetivos da seleção nacional de sub-17 no Campeonato da Europa de 2022. Presente na memória dos jogadores está o êxito da geração de 1999 - que venceu o torneio na edição 2016 -, com nomes como Francisco Trincão, João Filipe (Jota), Diogo Costa, Diogo Dalot ou Rafael Leão.

"Estamos cientes, confiantes do trabalho que vimos a realizar", explica o médio canhoto à TSF. "Este percurso começou logo nos sub-15, é por isso um trabalho muito longo. Conhecemos as nossas capacidades, não temos medo de ninguém, mas sabemos que todas as seleções que estão neste europeu têm um nível muito elevado", explica Rafael Luís.

Portugal conquistou o torneio em duas ocasiões, 2003 e 2016. "É sempre possível (discutir o título). Temos um grupo muito forte e, por isso, vamos a jogo a jogo. Primeiro há que passar a fase de grupos." Em Israel, Portugal vai defrontar Escócia, Dinamarca e Suécia.

"Temos um grupo muito forte a nível individual, com jogadores brilhantes, alguns que já estão a fazer carreira nas equipas principais [n.d.r. Rodrigo Ribeiro e Dário Essugo]. Temos muito talento, mas as outras seleções também", sublinha o médio de 17 anos. "Para nós é quase um início. Há muitos jogadores que ainda podem aparecer. Sabemos que este é um belo palco, vamos passo a passo."

A proposta da equipa de José Lima agrada ao jogador. "Uma equipa que não tem medo de jogar, que procura o melhor futebol. Somos uma equipa muito agressiva, com e sem bola. Sempre em busca do golo", assinala.

O médio defensivo canhoto representa o Benfica e está prestes a assinar contrato profissional. "Estou muito feliz no Benfica, é o que posso dizer. Estou confiante de que possa acontecer essa negociação [oferta de contrato profissional]. Sinto-me muito feliz no Benfica, já são 12 anos a jogar de águia ao peito. Espero poder jogar muito mais, mas para já, só posso agradecer ao Benfica."

Rafael Luís está entre os eleitos pelo selecionador nacional para o torneio onde a seleção portuguesa se estreia a 17 de maio, diante da Escócia.

Conheça a convocatória

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);

Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);

Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);

Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de