O Real Madrid foi este domingo derrotado em casa pelo Sporting de Gijon (1-0), em partida da 30.ª jornada da Liga espanhola de futebol, desfecho que encerra para José Mourinho um ciclo de nove anos consecutivos sem derrotas em casa em competições internas.
Esta é a segunda derrota caseira do treinador português em provas nacionais, tendo a primeira acontecido há mais de nove anos, em 23 de Fevereiro de 2002, quando o Beira-Mar venceu o FC porto no antigo Estádio das Antas por 3-2, na 24.ª jornada da Liga portuguesa de 2001/02.
A derrota sofrida este sábado, no Santiago Bernabéu, poderá também ser fatal ao Real Madrid quanto à corrida pelo título, pois o líder FC Barcelona, que joga às 21h00 (hora de Lisboa) em Villarreal, poderá aumentar a vantagem para oito pontos quando ficam a faltar oito jornadas para o final do campeonato.
Sem Cristiano Ronaldo, ainda a recuperar de uma lesão muscular, com o Ricardo Carvalho no "onze" inicial e Pepe no banco, a equipa de Mourinho passou por alguns calafrios ainda no primeiro tempo, apesar de também ter conseguido algumas oportunidades de golo.
No Sporting de Gijon brilhava o português Castro, emprestado pelo FC Porto, que até foi o autor do remate mais perigoso dos primeiros 45 minutos, fazendo a bola sair centímetros acima do alvo.