Rio2016

Já caiu o primeiro recorde nos Jogos Olímpicos

O sul-coreano Kim Woo-jin fez 700 pontos num total de 720, superando pela margem mínima a marca do seu compatriota Im Dong-hyun, estabelecida em Londres, há quatro anos.

Tal como há quatro anos, nos Jogos Olímpicos de Londres, o primeiro recorde mundial a cair voltou a ser no tiro com arco. A proeza foi novamente conseguida por um sul-coreano. Kim Woo-jin somou 700 pontos, ao longo de 72 tiros, superando a marca de 699 pontos de Im Dong-hyun, um atleta com apenas 10% de visão no olho esquerdo e 20 no direito.

No final, toda a equipa sul-coreana e os restantes presentes ficaram em euforia, ao contrário de Kim Woo-jin, que se manteve sereno. Afinal, apesar de ter alcançado a proeza de uma vida, este resultado pode não servir para nada, já que esta primeira eliminatória serviu apenas para preparar a fase a eliminar (trinta e dois avos de final).

Na mente de Kim Woo-jin estará também o desempenho de Im Dong-hyun que, apesar do recorde mundial em 2012, não foi além dos dezasseis avos de final.

A Coreia do Sul é, por tradição, o melhor país do mundo neste desporto, tendo em 2012 conquistado o ouro na prova individual masculina e feminina e na prova feminina por equipas. Nos homens, ficou-se pelo bronze.