O troféu tem precisamente cinco anos de existência e, depois de Messi ter sido eleito o melhor no primeiro ano, em 2011, foi depois a vez de Andrés Iniesta (2012), Franck Ribéry (2013) serem os contemplados, sendo o capitão da seleção portuguesa o único presente em todas as eleições finais.
A eleição dos três nomes hoje divulgados, e que resultou da escolha de um painel de 54 jornalistas em representação de cada uma das federações filiadas na UEFA, deixa para trás sete jogadores: Gianluigi Buffon (Juventus), Eden Hazard (Chelsea), Neymar (FC Barcelona), Paul Pogba (Juventus), Andrea Pirlo (Juventus, atualmente no New York City), Carlos Tévez (Juventus, agora no Boca Juniors) e Arturo Vidal (Juventus, agora no Bayern de Munique).
No dia 27 de agosto, no Mónaco, na cerimónia que servirá também para realizar o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, o trio de nomeados será escolhido pelo mesmo painel de jornalistas através do voto eletrónico, após o que será divulgado o vencedor.
Na mesma data, além dos três primeiros classificados, será ainda divulgada a classificação dos restantes sete jogadores que hoje deixaram de estar em competição.
O futebol feminino terá, igualmente, a eleição da melhor jogadora, com a escolha a recair no trio formado por Amandine Henry (Olympique Lyonnais), Dzsenifer Marozsán (Frankfurt) e Celia Sasic (Frankfurt, já retirada).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Apenas no seu terceiro ano, venceram nas edições anteriores Nadine Angerer, do Frankfurt, em 2013, e Nadine Kessler, do Wolfsburgo, em 2014.