Em cinco minutos serve-se uma remontada. SC Braga elimina Vitória SC da Taça após final de loucos

Jota e Anderson Silva colocaram os vimaranenses em vantagem e, quando tudo se preparava para o triunfo do Vitória SC, o bis de Abel Ruiz e o golaço de Vitinha, em apenas cinco minutos, mudaram o rumo dos acontecimentos. Veja os lances.

O SC Braga venceu o Vitória SC por 3-2 e eliminou os vimaranenses da Taça de Portugal com uma cambalhota no marcador em menos de cinco minutos. Os bracarenses agora vão receber o Benfica nos quartos de final da prova.

Os vimaranenses, que perderam o primeiro frente a frente com o eterno rival na época, começaram melhor, na tentativa de reverter o desaire da primeira volta da I Liga (1-0 favorável aos bracarenses). André Silva e Jota Silva puseram rapidamente à prova a defesa adversária e era o guarda-redes Matheus que ia mantendo a baliza caseira a zeros.

À passagem do minuto 16, após o ensaio falhado, Jota Silva conseguiu, desta feita, abrir a contagem e mudar o marcador do Municipal de Braga para 0-1. Outro dos que tinha tentado mais cedo, André Silva, encontrou o extremo em boa posição para rematar sem hipótese de defesa.

Durante a primeira hora quase que só deu Vitória SC, e foi através dos pés de Ricardo Horta e de Iuri Medeiros que os bracarenses procuraram empatar. Contudo, o encontro entrou numa altura em que ambas as equipas perderam o fogo que se notou nos primeiros minutos, com mais faltas e interrupções.

Após algumas paragens, os primeiros 45 minutos foram um pouco estendidos no tempo. Quem aproveitou os pozinhos extra para criar um número de magia foi Anderson Silva, que fez sorrir os adeptos vimaranenses após um chapéu sobre Matheus, e aumentou a vantagem da formação branca e preta para 0-2, resultado que surgiu ao cair do pano da metade inicial do jogo.

Para o recomeço, Artur Jorge não perdeu tempo e lançou Vitinha para fazer dupla de ataque com Abel Ruiz. Assim, preteriu a linha de dois médios mais recuados no terreno para ter mais jogadores no momento ofensivo, e as oportunidades dos bracarenses para marcar aumentaram, mas, ao mesmo tempo, os comandados por Moreno também continuavam a ter chances para aumentar a vantagem.

Quando tudo fazia prever que a vitória e o apuramento iam seguir para Guimarães, o SC Braga deu a volta ao marcador em cinco minutos. Após grande parte do jogo a dominar e a gerir a vantagem, inclusive com chances de a aumentar, os vimaranenses passaram do sonho ao pesadelo em poucos instantes.

Vamos dividir os momentos de loucura no Municipal de Braga por partes: Primeiro, aos 81', Abel Ruiz marcou o 1-2 na sequência de um passe de Victor Gomez que apanhou desprevenida a defesa adversária e, no limite do fora de jogo, o espanhol apareceu na melhor zona para bater Celton Biai.

No minuto seguinte, aos 82', o empate. Simon Banza tocou de calcanhar para Vitinha e o internacional sub-21 português fez o resto, inventando um golo de antologia, num remate após rodar sobre o seu corpo para rematar colocado ao canto superior direito da baliza.

A pitada final da reviravolta foi colocada por um jogador que ainda há pouco tinha marcado. Abel Ruiz assinou pela segunda vez o seu nome na lista de marcadores aos 85 minutos, aproveitando uma série de ressaltos na área do Vitória SC e garantiu o triunfo por 3-2.

O SC Braga, que já venceu a Taça de Portugal nas épocas de 1965/66, 2015/16 e 2020/21, vai defrontar nos quartos de final o Benfica, que, esta terça-feira, venceu o Varzim, da Liga 3, por 2-0.

Onze do SC Braga: Matheus; Victor Gómez, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues e Sequeira; Uros Racic, Al Musrati e André Horta; Iuri Medeiros, Abel Ruiz e Ricardo Horta

Onze do Vitória SC: Celton Biai; André Amaro, Ibrahima Bamba e Mikel Villanueva; Maga, Tiago Silva, Dani Silva e Hélder Sá; Jota Silva, Anderson e André Silva

Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Fabiano Souza, Vítor Tormena, André Castro, Hernâni Infande, Simon Banza, Vitinha, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló

Suplentes do Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Afonso Freitas, André André, Nicolas Janvier, Alisson Safira, Nélson da Luz, Mikey Johnston

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de