Seleções podem roubar Darwin, Otamendi, Luis Díaz, Uribe, Coates e Ugarte no final do mês

A FIFA abriu um precedente e marcou uma janela internacional de seleções para a América do Sul durante o período de competição na Europa. Os próximos jogos de qualificação para o mundial do Qatar coincidem com as datas escolhidas pela Liga Portugal para os jogos das meias-finais e final da Taça da Liga. Mas podem atirar vários jogadores para fora das opções também na liga.

Darwin Nuñez, Nicolás Otamendi, Sebastian Coates ou Manuel Ugarte podem perder os jogos das meias-finais e final da Taça da Liga, caso sejam chamados às seleções nacionais para os encontros do final deste mês. Os jogadores de Benfica e Sporting são presença habitual nas equipas nacionais que entram numa fase decisiva da qualificação para o mundial.

A FIFA agendou para o final de janeiro e início de fevereiro duas das quatro jornadas em falta da qualificação sul-americana para o mundial de futebol de 2022. Nos próximos dias, os selecionadores vão escolher quais os jogadores para essas rondas decisivas, o que pode afastar vários jogadores importantes, tanto no Benfica e Sporting, como também no Futebol Clube do Porto. As meias-finais da Taça da Liga acontecem a 25 e 26 de janeiro.

Uruguai e Colômbia em estado de urgência com prejuízos para os portugueses

Para o Uruguai estas são duas jornadas decisivas. No 7.º posto da qualificação, lutam por um lugar entre os quatro da frente, uma posição que garanta o apuramento para o mundial deste ano. Com jogos a 27 de janeiro (Paraguai e Uruguai, 23h00 em Portugal) e a 1 de fevereiro (Uruguai-Venezuela, 23h00 em Portugal), o novo selecionador uruguaio Diego Alonso já confirmou que vai chamar jogadores a atuar na Europa.

"Vamos incluir tanto jogadores locais como aqueles que atuam no exterior", explicou Diego Alonso durante a apresentação como novo selecionador, esta terça-feira. Sebastian Coates é uma das peças habituais do xadrez da seleção celeste. Também Darwin Nuñez e Manuel Ugarte têm sido chamados à equipa nacional.

No 4.º lugar está a Colômbia, que também deve roubar alguns jogadores às equipas portuguesas. Luis Díaz e Matheus Uribe são protagonistas da seleção colombiana e podem falhar o jogo do Futebol Clube do Porto para a liga portuguesa diante do Marítimo, a 30 de janeiro. A Colômbia joga com o Peru a 28 de janeiro (23h30 em Lisboa) e, depois, um duelo com a Argentina no dia 1 de fevereiro (21h00 em Lisboa).

O Benfica pode ainda perder Nicolás Otamendi para a seleção argentina. De acordo com a informação recolhida pela TSF, as águias aguardam que o jogador seja chamado pelo selecionador argentino, mas também por um possível castigo ao atleta depois de uma agressão no jogo com o Brasil.

A Argentina já está apurada para o mundial, o que pode levar o selecionador Scaloni a fazer mudanças na lista de convocados. Se for chamado, Otamendi falha os jogos da Taça da Liga (meia-final com o Boavista, 19h45, em Leiria) e também o Benfica-Gil Vicente, a 2 de fevereiro. Na mesma situação está o guarda-redes do Futebol Clube do Porto Marchesin.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de