Campeão adiado. Benfica empata em Alvalade e deixa decisão do título para a última jornada

Empate por 2-2 adia decisão do título e deixa leões fora da Liga dos Campeões. Veja os golos.

Sporting e Benfica empataram 2-2 no dérbi da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, um resultado que impediu que os encarnados festejassem já este domingo a conquista do 38.º título nacional.

Os leões entraram melhor no jogo, a encostar o Benfica às cordas, e aos 39 minutos conseguiram pôr a vantagem que estavam a demonstrar dentro de campo também no marcador. Nuno Santos colocou a bola rasteira na área, para uma desmarcação de Trincão. António Silva falhou o corte e Trincão foi ao chão, rematando para defesa de Vlachodimos, mas a bola voltou a sobrar para o jogador do Sporting que contornou o guarda-redes benfiquista e marcou.

O segundo golo da equipa da casa surgiu pouco antes do intervalo, já no período de compensação. O central Diomande ganhou de cabeça no duelo com Grimaldo, após um canto batido por Nuno Santos, e cabeceou para baixo, levando a bola a entrar junto ao poste esquerdo. Vlachodimos ainda tocou, mas não conseguiu travar o remate.

No segundo tempo o Benfica entrou com vontade de mudar o resultado e, aos 71 minutos, Aursnes caiu na grande área do Sporting e ficou a pedir penálti, mas depois o norueguês levantou-se para desviar de cabeça um cruzamento de Grimaldo e reduzir a diferença.

Já nos descontos, João Neves empatou. Aursnes cruzou, António Silva amorteceu de cabeça para trás ao segundo poste e depois Florentino fez um primeiro remate. De seguida, João Neves rematou para defesa de Israel na recarga e voltou a ganhar a bola para rematar para dentro da baliza, aos 90'+5'.

O Benfica parte para a última jornada, na qual vai defrontar o lanterna-vermelha Santa Clara, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, que contabiliza 82, depois de no sábado ter vencido o Famalicão por 4-2.

Dentro do Estádio de Alvalade, nas bancadas, menos de uma hora antes do início do jogo, registaram-se confrontos entre adeptos dos dois clubes. Os desacatos terão começado devido à presença de adeptos do Benfica fora da caixa de segurança para separar os adeptos dos dois clubes.

Antes os ânimos já se tinham exaltado fora do estádio, obrigando à intervenção da polícia, mas a situação foi rapidamente resolvida pelas autoridades.

Pouco mais de duas horas antes do início do jogo entre as águias e os leões, em Alvalade, um adepto do Benfica foi detido por pirotecnia, sabe a TSF.

Pedro Porro, que foi vendido pelo Sporting ao Tottenham no mercado de transferências de janeiro, será uma presença especial nas bancadas de Alvalade para o jogo desta noite. O espanhol aproveitou a folga do clube inglês para vir até Lisboa assistir ao dérbi.

Depois de o FC Porto vencer no sábado em Famalicão por 4-2, os líderes têm um ponto de margem para os rivais, campeões em título, e jogam o dérbi eterno em casa dos leões, que no quarto lugar ainda podem sonhar com a Liga dos Campeões.

A equipa de Roger Schmidt vem de quatro vitórias seguidas na Liga, como os anfitriões, e se vencer soma o 38.º título da I Liga do seu palmarés, o primeiro desde 2019 - caso contrário, fica obrigado a vencer o Santa Clara na última ronda, no Estádio da Luz.

Às 19h50, as equipas de guarda-redes entram no relvado para fazerem exercícios de aquecimento. Pouco depois entraram as restantes equipas, com os leões a entrarem primeiro. À frente da equipa encarnada estava Alex Grimaldo, que cumprimentou os adeptos encarnados.

As equipas recolhem aos balneários dez minutos antes do início do jogo. Desta vez os adeptos do Benfica nem se ouviram.

Já rola a bola em Alvalade. O Sporting ataca de Sul para Norte. Cantam os adeptos dos leões, que vão abafando os benfiquistas. Primeiro minuto, primeiro canto do jogo. A favor da equipa da casa. Seis minutos depois, Trincão faz o primeiro remate do jogo. Morita rouba a bola no meio-campo, serve o extremo que remata de longe, para defesa de Vlachodimos.

Aos 21 minutos, Pedro Gonçalves tinha tudo para marcar, a meio metro da linha de golo, mas falhou a bola e o golo! É a primeira grande ocasião do dérbi.

Dois minutos depois, uma grande oportunidade para o Benfica! Rafa cabeceou por cima na cara de Franco Israel.

Neste início de dérbi, os leões estão com uma capacidade ofensiva avassaladora. Não deixam o Benfica ter muita posse de bola. Ao minuto 38, Trincão inaugurou o marcador em Alvalade. Contornou o guarda-redes do Benfica e percebeu que tinha a baliza escancarada para colocar a bola no fundo das redes. Está feito o primeiro.

Aos 42 minutos, novo cruzamento perigoso do Sporting. Valeu ao Benfica um corte de António Silva. É canto para o Sporting. Dois minutos depois, Diomande faz o 2-0. O central ganha de cabeça no duelo com Grimaldo após canto batido por Nuno Santos e cabeceia para baixo, levando a bola a entrar junto ao poste esquerdo. Vlachodimos ainda toca, mas não consegue travar o remate.

Intervalo em Alvalade.

Recomeça o jogo com uma mexida na equipa do Benfica: saiu João Mário e entrou Bah. Logo no segundo minuto do segundo tempo, Aursnes faz o primeiro remate perigoso das águias no jogo. Pouco depois, Diomande vê amarelo. O Benfica está a entrar melhor neste segundo tempo. Aos 51 minutos, Bah cai na grande área do Sporting mas, apesar dos protestos, o árbitro nada assinala.

Três minutos depois, é a vez de Rúben Amorim fazer alterações. Entra Paulinho e sai Edwards. Aos 56 minutos, Trincão passa por vários adversários em drible, sai lançado para o ataque e combina com Paulinho, mas não consegue receber a devolução, pois Otamendi surge no corte.

Um minuto depois, cruzamento perigoso de Grimaldo! Aursnes ainda toca de raspão na bola, mas não consegue direcionar a bola para a baliza. Aos 63 minutos, Franco Israel a antecipar-se a um adversário depois do cruzamento de João Neves. Mais duas alterações na equipa de Roger Schmidt. Sai Rafa Silva e Gonçalo Ramos, dois goleadores apagados, para darem lugar a Gonçalo Guedes e Musa.

Aos 67 minutos, Musa rematou de pé esquerdo e não conseguiu acertar no alvo. Três minutos depois Aursnes reduz para 2-1.

Aos 76 minutos, Morita pegou mal na bola, que bateu no relvado e subiu por cima da baliza do Benfica. Dois minutos depois, Rúben Amorim faz duas alterações devido ao cansaço: entram Arthur Gomes e Essugo, saem Morita e Nuno Santos. O árbitro dá oito minutos de compensação. Nestes minutos finais, todo o banco do Benfica e Sporting está de pé.

Já nos descontos, João Neves faz o 2-2! Aursnes cruza, António Silva amortece de cabeça para trás ao segundo poste, e depois Florentino faz um primeiro remate, João Neves remata para defesa de Israel na recarga e volta a ganhar a bola para rematar para dentro da baliza, aos 90'+5'. Acabou o jogo em Alvalade.

Onze do Sporting: Franco Israel; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Esgaio, Ugarte, Morita e Nuno Santos; Edwards, Trincão e Pote.

Onze do Benfica: Vlachodimos; Aursnes, António Silva, Otamendi e Grimaldo; João Neves e Chiquinho; David Neres, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos

Suplentes do Sporting: Calai, Matheus Reis, Neto, Bellerín, Essugo, Fatawu, Arthur, Chermiti e Paulinho

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Bah, Gonçalo Guedes, Ristic, Musa, Florentino e Morato.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de