Liga

Sporting vence no Restelo e assegura entrada direta na "Champions" (vídeo)

O Sporting garantiu o segundo lugar na Liga e entrada direta na Liga dos Campeões ao vencer fora o Belenenses por 0-1. Adrien Silva, aos 52 minutos, de penalty, marcou o único golo do jogo. Os leões jogaram reduzidos a dez nos últimos dez minutos.

O Sporting derrotou o Belenenses por 0-1 e assegurou a entrada direta na Liga dos Campeões, tendo impedido que o Benfica festejasse este sábado a conquista do título nacional, que os encarnados podem confirmar no domingo na receção ao Olhanense.

Com este triunfo, os leões garantiram também o segundo lugar no campeonato e o regresso à Liga dos Campeões, competição na qual o Sporting não participava desde 2008/09.

A equipa da casa, que luta para não descer, foi a primeira a criar perigo quando Fredy, nos minutos iniciais, colocou a defesa do Sporting em sobressalto.

Muito apático, o Sporting apenas esteve apenas perto do golo aos 33 minutos quando André Martins, num excelente remate, enviou a bola à barra da baliza de Matt Jones.

No início do segundo tempo, Fernando Ferreira viu Rui Patrício negar-lhe o golo ao Belenenses, que, pouco depois, ficaria em desvantagem.

Aos 52 minutos, Adrien Silva, de grande penalidade, fez o único golo de encontro, após um derrube de João Meira a Carlos Mané.

Quando se esperava que o Sporting pudesse melhorar de produção, foi o Belenenses quem se mostrou mais perigoso, com Fernando Ferreira e o recém-entrado Rambé a incomodarem Rui Patrício.

A dez minutos do final, o central Marcos Rojo foi expulso, mas o resultado acabou por não sofrer mais alterações até final.

Sob a arbitragem de Cosme Machado, de Braga, no Estádio do Restelo, com a assistência de cerca de nove mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Belenenses: Matt Jones, João Meira, João Afonso, Filipe Ferreira, Geraldes, Danielsson, Bruno China (João Pedro,76) Jorge Rojas, Fernando Ferreira, Miguel Rosa (Rambé, 76) e Fredy (Tiago Silva, 67).

Suplentes: Rafael Veloso, Duarte Machado, Tiago Silva, Rambé, Rudy, João Pedro e Gonçalo Brandão.

Sporting: Rui Patrício, Piris, Maurício, Rojo, Jefferson, Adrien Silva, William Carvalho, André Martins, Capel (Carrillo, 72), Mané (Eric Dier, 83) e Slimani (Montero, 76).

Suplentes: Marcelo, Vítor, Eric Dier, Montero, Carrillo, Heldon e Esgaio.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Adrien Silva (37), Geraldes (42), João Meira (59), André Martins (83), Tiago Silva (83), Carrillo (88) e Rojas (90). Cartão vermelho direto para Rojo (80).