Num curto comunicado publicado no site oficial, os leões revelaram que o avançado de 26 anos já pertence definitivamente ao clube e tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Montero, que é o melhor marcador da I Liga com 13 golos, em igualdade com o seu compatriota Jackson Martinez (FC Porto), chegou ao Sporting por empréstimo no início da temporada, na altura com o emblema português a ter opção de compra em cerca de dois milhões de euros.
Os detalhes da operação foram, entretanto, comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Eis, na íntegra, o comunicado enviado à CMVM :
«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar que exerceu hoje o direito de opção para a aquisição definitiva de 100% dos direitos federativos e económicos do jogador Fredy Montero, pelo montante de USD 1 550 000 (um milhão quinhentos e cinquenta mil dólares) o qual acresce ao montante do empréstimo já pago à MLS no valor de USD 1.200 000 (um milhão e duzentos mil dólares).
Mais se informa que a MLS poderá ainda ter direito a receber montantes variáveis de até USD 1 750 000 (um milhão setecentos e cinquenta mil dólares) dependentes da performance desportiva do jogador e desta Sociedade.
O jogador Fredy Montero celebrou contrato de trabalho desportivo até 30 de Junho de 2018, tendo a cláusula de rescisão sido fixada em euro 60.000.000 (sessenta milhões de euros)».