Apesar de não ter feito uma grande exibição, o Sporting entrou bem no encontro e adiantou-se no marcador aos oito minutos, por Hélder Postiga, que recebeu um excelente passe de João Moutinho e, de primeira, bateu Nilson.
O Vitória de Guimarães, que actuava sem ponta-de-lança, sentia grandes dificuldades para criar situações de ataque, mas até poderia ter chegado ao empate aos 13 minutos, quando Marquinho passou por Grimi e cruzou para a área, onde Nuno Assis falhou por pouco o pontapé de bicicleta.
O Sporting dominava o encontro e acabaria por chegar ao segundo golo, num lance de contra-ataque, em que Romagnoli surgiu solto na esquerda e colocou a bola em Liedson, que beneficiou do corte falhado de Mohma para marcar o terceiro golo no campeonato.
No seu melhor período na primeira parte, o Vitória de Guimarães poderia ter reduzido aos 36 minutos, mas, depois de ter passado por Polga, Marquinho, isolado, atirou ao lado.
Na primeira parte, destaque ainda para dois lances polémicos, o primeiro aos dois minutos, com Izmailov a cair na área depois de sofrer um toque de Mohma, e o segundo aos 31, numa jogada em que Rui Patrício parece segurar Gregory, mas, em ambos os casos, Duarte Gomes nada assinalou.
Nos primeiros 20 minutos da segunda parte, apenas por uma vez a bola andou perto das áreas, em remates de longe de João Alves (59 minutos) e Ronny (65), a que responderam bem Rui Patrício e Nilson, respectivamente.
Aos 71 minutos, mais um lance polémico em Alvalade, com Hélder Postiga a rematar para defesa de Nilson, que, contudo, deixa a bola fugir para dentro da baliza. O árbitro auxiliar pareceu preparar-se para assinalar o golo, mas acabou por marcar apenas canto.
O terceiro golo esteve muito perto de surgir no período de compensação, num tiro cruzado de Izmailov, mas a bola saiu a poucos centímetros do poste esquerdo da baliza de Nilson.
Com o segundo triunfo consecutivo no campeonato, o Sporting sube provisoriamente ao terceiro posto, enquanto o Vitória de Guimarães continua no 10º lugar.
Num jogo disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, perante 20.175 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sporting: Rui Patrício, Pereirinha, Daniel Carriço, Polga, Grimi (Ronny, 62), Miguel Veloso, Izmailov, João Moutinho, Romagnoli (Adrien, 86), Hélder Postiga e Liedson (Tiuí, 90+3).
Suplentes: Tiago, Ronny, Pedro Mendes, Cedric, Adrien, Tiuí e Yannick Djaló.
Vitória de Guimarães: Nilson, Andrezinho, Vítor Bastos (Roberto, 46), Gregory, Momha, Flávio Meireles (Carlitos, 65), Wênio, João Alves, Desmarets, Nuno Assis e Marquinho (Fajardo, 77).
Supentes: Nuno Santos, Lionn, Márcio Martins, Fajardo, Carlitos, Jean Coral e Roberto.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Mohma (06), Grimi (60), Andrezinho (64), Nuno Assis (80).