A equipa "leonina", que precisava de vencer o encontro e ainda de fazer melhor resultado do que o Rio Ave, foi surpreendida pelos gilistas, que se adiantaram no marcador aos 54 minutos, por intermédio de Cláudio, na conversão de uma grande penalidade.
Com o triunfo em Alvalade, o Gil Vicente assegurou a vitória no Grupo A e vai receber nas meias-finais o Sporting de Braga, vencedor do Grupo C.
O jogo foi o que se poderia esperar, com o Sporting a atacar e à procura da vitória de que precisava, enquanto o Gil Vicente defendia bem e tentava manter o resultado que o qualificava, relata a Lusa.
Hugo Vieira era o gilista mais avançado no terreno e todos os outros, sem excepção, tinham ordens para não avançar muito no terreno e privilegiar a ajuda à baliza de Adriano.
Defendeu bem o Gil Vicente - muitas vezes se via um jogador do Sporting rodeado por dois ou três adversários, ou sem ninguém para passar a bola, com todas as linhas cortadas.
Van Wolfswinkel entendia-se bem com Carrillo, na direita, e era por esse lado que as coisas corriam melhor. Na esquerda, Capel estava mais apagado e o regressado Evaldo subia no terreno, mas sem perigo.
No eixo do seu esquema tático, destaque para Matias Fernandez, exímio recuperador de bolas, enquanto que na defesa Onyewu dava tranquilidade.
O "capitão América" viria a ver o cartão amarelo, aos 37 minutos, de forma perfeitamente injusta, já que a alegada falta sobre Hugo Vieira não existiu. Uma decisão que viria a ter consequências dramáticas, na segunda parte, já que Onyewu viria mesmo a ver segundo cartão e foi expulso.
No primeiro tempo, de intensa posse de bola para o Sporting, destaque para as boas ocasiões de Matias Fernandez, aos oito, e Carrillo, aos 23.
As equipas reentraram após o intervalo com os mesmos figurinos - os de Barcelos, a segurar o empate, o Sporting a insistir no mesmo tipo de ataque. O que não quer dizer que o Gil Vicente prescindisse do ataque e foi mesmo num dos seus contra-golpes que ganhou uma grande penalidade e depois o golo.
Cláudio marcou o castigo, aos 54, após derrube de Onyewu a Hugo Vieira e expulsão do norte-americano. Agora, o Sporting precisava de marcar dois golos, para seguir em frente.
A primeira decisão que Domingos Paciência foi obrigado a tomar foi a troca de André Santos por Carriço, mantendo dois centrais e obrigando Matias Fernandez a um papel mais recuado no terreno.
Depois, trocou um lateral, João Pereira, por um reforço para o ataque, Rubio, e Carrillo pelo virtuoso Izmailov, e o "leão" passou a balancear-se mais para o ataque, sobretudo no quarto de hora final.
Não baixou os braços e mesmo com dez tentou construir boas jogadas de ataque. Aos 67 minutos, Carrillo ganhou espaço e rematou ao poste, e, aos 70, o árbitro perdoou um derrube na grande área, de Caiçara a Matias Fernandez.
Duas situações que poderiam ter levado a que se "escrevesse" a presente edição da Taça da Liga de forma diferente, até porque o Rio Ave perdia com o Moreirense.
Como lhe competia, o Gil Vicente "estacionou" em frente da sua baliza, à espera da confirmação da ida às meias-finais da prova.
Mas ainda teve arte, aos 90+1 minutos, de, em contra-ataque, colocar três homens em frente a Marcelo Boeck, que defendeu com os pés o remate de Guilherme.
Num jogo disputado em Alvalade, arbitrado por Bruno Esteves (Setúbal), perante 23.081 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Sporting: Marcelo Boeck, João Pereira (Rubio, 67), Onyewu, Anderson Polga, Evaldo, André Santos (Daniel Carriço, 58), Matias Fernandez, Elias, André Carrillo (Izmailov, 76), Van Wolfswinkel e Diego Capel.
Suplentes: Rui Patrício, Daniel Carriço, Insúa, Izmailov, Rinaudo, Seba, Diego Rubio.
Gil Vicente: Adriano, Daniel (Mauro (90+1), Halisson, Cláudio, Junior Caiçarra, André Cunha, Luís Manuel (José Luís, 69), Pedro Moreira, Rodrigo Galo, Hugo Vieira e Richard (Guilherme, 81).
Suplentes: Jorge Batista, Tó Barbosa, Paulo Lima, Mauro, Roberto, Guilherme e José Luís.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Anderson Polga (07), Onyewu (37 e 53), Luís Manuel (47), Júnior Caiçarra (58 e 90+5)), Pedro Moreira (61), Adriano (67), Rubio (70), Elias (76), André Cunha (85) e Guilherme (86). Cartão vermelho, por acumulação, para Onyewu (53) e Júnior Caiçara (90+5).