A grande surpresa, no arranque do Grupo C da CAN2013, que decorre na África do Sul, foi o empate (1-1) da campeã Zâmbia com a Etiópia, o mesmo resultado com que terminou o Nigéria-Burkina Faso.
Os pergaminhos do último campeonato ganho não pesaram muito para a Zâmbia, que não soube gerir a vantagem conseguida com o golo de Mbesuma (45+3), cedendo o empate na etapa complementar, golo de Girma (65).
Incrível como a formação treinada por Hervé Renard, até porque jogava em superioridade numérica desde o minuto 35, quando o guarda-redes titular da Etiópia, Tassew, foi expulso.
Antes, o árbitro tinha sido mais "suave" com os zambianos, não expulsando, aos 23 minutos, Lungu, no lance que originou a grande penalidade falhada por Seid.
A Nigéria, com Elderson, lateral esquerdo do Sporting de Braga, a titular, sofreu bastante ante o Burkina Faso no último quarto de hora, quando passou a jogar com 10 contra 11, por expulsão de Ambrose.
Liderava a Nigéria desde o minuto 23, golo de Emenike, mas não resistou à ponta final do Burkina Faso, que finalmente chegou ao golo ao minuto 90+4, por Alain Traoré.
A CAN2013, que termina a 10 de fevereiro, prossegue na terça-feira com a primeira jornada do grupo D, com a Argélia a defrontar a Tunísia e a Costa do Marfim a defrontar o Togo.
Angola e Cabo Verde são as seleções de língua portuguesa em prova e integram ambas o grupo A, tendo começado com empates, ante Marrocos e África do Sul, respetivamente. Voltam a jogar na quarta-feira, Angola com a África do Sul e Cabo Verde com Marrocos.