"Incrível" e "um sonho". Surfistas Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira apuradas para Tóquio 2020

As portuguesas conseguiram apuraram-se para a final dos Jogos Mundiais de surf, que decorrem até domingo, em El Salvador.

As portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira garantiram este sábado o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano, ao apurarem-se para a final dos Jogos Mundiais de surf, a decorrer até domingo em El Salvador.

As lusas garantiram ambas um lugar entre as sete melhores deste evento da Associação Internacional de Surf (ISA), em El Sunzal e La Bocana, a última prova de qualificação para Tóquio2020, que vai marcar a estreia da modalidade no programa olímpico.

Em declarações à TSF, Yolanda Sequeira descreve a festa portuguesa em El Salvador, logo após este feito inédito. "Foi na praia, ter a equipa atrás de nós assim que nós saimos da água, a dar ali aquele apoio incrível", diz, acrescentando que ainda não tem bem a noção do que acabou de conquistar.

"É incrível poder ir para os Olímpicos representar Portugal. É um sonho de qualquer atleta. E agora o surf vai fazer pela primeira vez parte dos Olímpicos e nós fazermos parte dos primeiros Olímpicos de surf é incrível, acho que Portugal não poderia ter pedido melhor", admite.

Já Teresa Bonvalot, também ouvida pela TSF, revela uma enorme alegria por estar qualificada para os Jogos Olímpicos. "Foi inacreditável, isto tem estado a ser uma semana muito intensa, muita coisa em jogo, tanto para mim, como para as outras três atletas. Acabou por correr tudo da melhor forma, estou super contente", afirma.

Agora, nos Jogos que arrancam já no final de julho, Teresa Bonvalot promete aos portugueses dar tudo. "A maior garra e atitude nas ondas do Japão, tentar levar a nossa bandeira ao mais alto nível e representar os portuguesas da melhor forma", garante.

Também em declarações à TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, aproveita para pedir ao Governo mais atenção para a modalidade e fala de um momento histórico para o surf português.

"Desde que tomámos posse acreditámos que o surf era possível nos Jogos Olímpicos, que iríamos conseguir. Para Portugal, isto é um momento histórico, não podia ser melhor e estamos extremamente satisfeitos, esperamos agora até que o Governo olhe para o surf com outros olhos e que nos revejam as condições. De resto foi um momento fabuloso, ainda estamos um bocadinho sem palavras", diz.

Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira juntam-se a Frederico Morais, que já tinha garantido a vaga, e engrossam a lista de portugueses confirmados para 67, com Portugal a poder ainda qualificar Vasco Ribeiro, ainda a competir naquele país americano.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 realizam-se de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de