Uma "brincadeira" mudou-lhe a vida e a carreira como treinador de futebol

Na altura em que estava no União de Leiria contratou um jogador do Burkina Faso, uma decisão que viria a traçar o rumo da carreira enquanto treinador.

Paulo Duarte é português e selecionador do Burkina Faso. Em 2008 chegou ao comando da equipa burkinense, onde numa primeira fase esteve quatro anos, e depois de uma passagem pelo Le Mans, pela seleção do Gabão e pelo CS Sfaxien da Tunísia regressou, estando já no seu terceiro ano.

No programa Treinadores Portugueses pelo Mundo, o técnico luso recorda um "convite inesperado" quando treinava o União de Leiria na I Liga. Foi uma "brincadeira" que surgiu quando contratou Zongo e o seu treinador e vice-presidente vieram acompanhá-lo durante uma semana.

"O Zongo perguntou-me, por brincadeira, se eu gostaria de ir para a seleção do Burkina Faso, algo que eu não levei a sério, mas ele ofereceu-me com alguma veemência", recordando que não valorizou, mas que quando saiu do Leiria "nada apareceu". "O interesse foi crescendo e creio que ao fim de cinco, seis meses acabava de assinar contrato com a seleção do Burkina Faso".

Quando chegou ao Burkina Faso, Paulo Duarte encontrou uma realidade bem diferente. "Não foi fácil o primeiro impacto, longe de mim pensar que a minha carreira passaria pelo estrangeiro, por entrar pela primeira vez em África, houve um choque inicial, tudo é diferente".

"Na altura não tinha o conforto que tenho hoje, tive de lutar por uma casa boa, por uma adaptação em que ninguém me ensinou ou facilitou nada, tudo o que tenho fui eu que descobri. Foi um mês e meio ou dois difíceis, a partir do momento em que houve essa aceitação e adaptação da minha parte o processo foi surgindo", realça.

Paulo Duarte conta que "no início passava lá um mês e 12 dias em Portugal, gradualmente e face ao trabalho feito e aos serviços feitos e prestados", hoje está "lá 15 dias, 15 dias cá ou 18 dias lá, 15 dias cá", o que representa "praticamente sete meses de trabalho e cinco ao pé da família".

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados