A desforra da eliminação, 16 anos depois. Benfica afasta Varzim e segue na Taça

Os poveiros foram a última equipa de um escalão inferior a conseguir eliminar os encarnados na Prova Rainha, mas não conseguiram desta vez, travar o líder da I Liga. O livre de Grimaldo e o remate de Enzo no regresso à titularidade colocam o Benfica nos quartos da competição. Veja os golos.

Quase 16 anos após ser eliminado na Taça de Portugal pelo Varzim, o Benfica voltou a deslocar-se à Póvoa de Varzim para defrontar o clube local, que agora milita na Liga 3, nos oitavos de final. Desta vez, o resultado foi diferente, e as águias venceram por 0-2 e seguem em frente na prova.

Os varzinistas, por outro lado, depois de eliminarem o Sporting na 3.ª pré-eliminatória da competição, procuravam voltar a afastar um grande da prova rainha do futebol português. Apesar de alguns momentos de domínio, acabam, esta terça-feira, a campanha na competição.

Ainda o jogo não tinha encontrado uma equipa dominante, e as águias já chegavam ao primeiro golo. Aos dois minutos, Gonçalo Ramos conquistou uma falta em posição frontal, perto da grande área da equipa da casa, e Grimaldo, aos 4', ao seu estilo, bateu o livre e a bola passou no único local da barreira em que o defesa do Varzim não saltou.

Nos minutos seguintes, o Benfica tentou aumentar a vantagem em diversas ocasiões, mas a defesa do Varzim mostrou-se atenta às investidas encarnadas de procurar espaços nas suas costas. Nos contra-ataques, os poveiros aproveitavam para criar perigo ao atual líder da I Liga, mas o resultado não se alterou desde o livre do espanhol e os jogadores recolheram ao intervalo com o 0-1 no marcador.

A segunda parte começou com um Varzim mais atrevido e estendido nos três terços do terreno. Pelo contrário, os encarnados não conseguiam assentar o seu jogo, e perderam a confiança com a bola em sua posse, numa antítese em relação aos primeiros 45 minutos, em que dominou nesse parâmetro.

Após um período em que o Benfica foi encostado à sua área defensiva, os encarnados voltaram a colocar o pé no acelerador e o 0-2 acabou por surgir. Depois de falhar um remate minutos antes, Enzo Fernández, no regresso à titularidade, marcou e festejou com os benfiquistas, fazendo o sinal de "eu estou aqui", após rumores de que estaria perto de uma transferência para o futebol inglês.

O resultado manteve-se inalterado ​​​​​​​até ao apito final de Manuel Oliveira e as águias voaram mais alto na casa dos poveiros e seguem em frente na Taça de Portugal. Seguem-se os quartos de final para a turma encarnada, onde vão defrontar o vencedor do encontro entre o SC Braga e o Vitória SC.

Onze do Varzim: Ricardo; Tito, João Faria, Bonilla, Bruno Bernardo, Tovar, Paulo Moreira, Rúben Gonçalves, Léo Teixeira, João Vasco e Onyeka

Onze do Benfica: Odysseas, Bah, Lucas Veríssimo, Morato, Grimaldo, Aursnes, Enzo, Chiquinho, Neres, Draxler e Gonçalo Ramos

Suplentes do Varzim: Longras, Sidónio, Vilela, Ludovic, Cerveira, Barbosa, Ramalho, Areias e Gonçalo Ferreira

Suplentes do Benfica: Helton, Samuel Soares, João Mário, Gil Dias, Henrique Araújo, Florentino, António Silva, João Neves e Ristic

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de