- Comentar
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas (MPI), Pedro Marques, anunciou esta segunda-feira, no Parlamento, que foram concluídas com sucesso as negociações técnicas com a Comissão Europeia relativas à reprogramação do Portugal 2020".
De acordo com Pedro Marques, "temos agora a expectativa que a aprovação final e formal nas instancias comunitária ocorra no prazo máximo de um mês, o que vai permitir, desde logo, começar a lançar um conjunto de concursos para novo investimento apoiado pelos fundos europeus".
O MPI espera que "assim que for aprovada a reprogramação, entre outros concursos que havemos de lançar, lançaremos imediatamente avisos de abertura de concursos para um total de novo investimento de 460 milhões de euros; em particular, nas áreas de desenvolvimento urbano, património cultural, infraestruturas escolares e de saúde". Pedro Marques destaca aqui o lançamento do concurso para o novo Hospital Central do Alentejo.
O ministro Pedro Marques deu conta da aprovação dos fundos para investimento nas infraestruturas
A maior fatia desta reprogramação do Portugal 2020 será lançado pela autarquias locais.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Pedro Marques está a ser ouvido na comissão conjunta de Orçamento, Poder Local e Economia, no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei do Orçamento de Estado (OE)
A última vez que esteve no Parlamento, no decorrer da discussão na generalidade do Orçamento de Estado, no final de outubro, Pedro Marques enumerou o que vai ser feito no próximo ano, no quadro do seu ministério.
O MPI afirma que devem avançar as obras de manutenção da Ponte 25 de Abril, a requalificação do IP3, bem como novos investimentos na área da Saúde e Educação. O novo aeroporto do Montijo é também uma das obras que o Governo que fazer avançar em 2019. O investimento público deve crescer mais de 80 milhões de euros no próximo ano, indicou o governante.