Tal como aconteceu em outros exames ao programa de assistência financeira a Portugal, Gaspar estará acompanhado na conferência de imprensa pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.
A missão de técnicos da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) chegou a Portugal a 22 de maio.
Desde então, reuniu-se com várias entidades - como a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a CGTP, os partidos políticos e, claro está, com o Executivo liderado por Passos Coelho -, para tomar o pulso do impacto das reformas em curso no país.
Ao contrário do que sucedeu nas primeiras visitas da 'troika', não está previsto que a delegação faça uma conferência de imprensa.
Espera-se que a 'troika' tenha aprovado o envio de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros do pacote de assistência (cujo montante total é 78 mil milhões de euros).