Associação de consumidores lamenta a linguagem típica do fisco que dá "dores de cabeça" aos contribuintes e, por isso, a DECO lança hoje aplicação informática para ajudar a preencher IRS.
Corpo do artigo
Uma entrega de IRS mais simples e com menos palavras que poucos compreendem. É esse o objetivo da associação de defesa dos consumidores, DECO, que arranca hoje com uma nova aplicação na internet para que os contribuintes preencham e enviem com menos dificuldades a declaração anual de rendimentos.
O novo sistema está disponível em irssemcusto.pt e é gratuito. A DECO argumenta que que a linguagem da Autoridade Tributária (AT) é um problema para muitos contribuintes. A ideia da aplicação é contornar essas dificuldades fazendo perguntas diretas e simples, permitindo à aplicação informática preencher, de seguida, automaticamente, o IRS.
Ernesto Pinto, fiscalista da DECO, dá alguns exemplos: «o contribuinte não deixa de ter de saber os anexos que deve preencher ou onde colocar certas despesas. Através de perguntas simples, diretas, vamos completando a declaração de IRS. Tem filhos? Existe um pai ou avô a viver consigo?».
O especialista sublinha que muitos contribuintes desconhecem que «ascendentes» são os pais ou avós. E as finanças não falam habitualmente, por exemplo, em juros do crédito à habitação, rendas de casa ou ações, preferindo «linguagens mais complexas».
A associação de consumidores garante ainda que aquilo que vai passar por esta aplicação informática irá diretamente do computador do contribuinte para a Autoridade Tributária, pelo que a DECO não vai conhecer os rendimentos e despesas dos envolvidos.