O ministro das Finanças e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro apresentam esta terça-feira os resultados da terceira avaliação regular do programa de ajuda a Portugal.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Ministério das Finanças anunciou hoje que está marcada para esta terça-feira às 11:00 uma conferência de imprensa sobre a terceira avaliação da "troika", composta pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia e a o Banco Central Europeu (BCE).
A avaliação positiva da "troika" ao programa português deverá permitir o quarto desembolso do empréstimo de 78 mil milhões de euros, no valor de 14,9 mil milhões de euros.
A apresentar os resultados estarão Vítor Gaspar, ministro das Finanças, e Carlos Moedas, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.
A terceira avaliação fica ainda marcada pelo anúncio feito na sexta-feira da substituição do chefe da missão do FMI, Poul Thomsen, que fica dedicado à Grécia, programa que também lidera.
A missão do FMI nesta terceira avaliação foi liderada por Hossein Samiei, consultor do departamento europeu do FMI, e ficará a ser chefiada pelo etíope Abebe Aemro Selassie, diretor adjunto do Departamento Europeu do FMI, que trabalhou no fundo com vários países emergentes, como a Roménia, Tailândia, Turquia e Polónia, tendo mais recentemente estado envolvido com o as perspetivas económicas regionais para a África Subsariana.