A crise no seio do grupo Espírito Santo está a centrar atenções também fora de Portugal. As notícias fazem manchete nos principais títulos mundiais, de Espanha aos Estados Unidos.
Corpo do artigo
O "New York Times", na página de Economia da edição online, refere que a suspensão dos títulos do BES está a "abanar" os mercados.
A euforia marcou as praças europeias nos últimos meses, mas foi sol de pouca dura. Esta quinta-feira (ontem) o sobressalto aconteceu, com o BES no centro da espiral que empurrou os mercados para terreno negativo.
Em Londres, o "Financial Times" faz título com a situação no banco Espírito Santo e publica-o na primeira página da edição online referindo-se ao comunicado da instituição, enviado ontem á CMVM, onde tenta travar o receio que está a tomar conta dos investidores.
Em Espanha, os jornais também destaca o impacto dos problemas do Grupo Espirito Santo nas bolsas europeias, incluindo a espanhola, na qual o principal indicador caiu ontem quase 2%.
"Expansion", "El Economista" e "Cinco Dias", os três principais títulos económicos, chamam o assunto à primeira página, destacando a situação que atravessa o BES.
«Susto nos mercados. Os problemas do Espirito Santo provocam turbulências nas bolsas e castigam a banca periférica», escreve o "Expansion", recordando o impacto nos títulos das principais empresas espanholas.
O "Cinco Dias" dedica a manchete ao assunto, com uma foto de uma sucursal do BES, em Lisboa, sob o título «as dúvidas sobre o crescimento e o Espírito Santo alastram a bolsa».
Também o "El Economista" destaca o impacto da incerteza sobre o BES nas bolsas europeias, com uma infografia na capa a recordar o reflexo nos principais mercados europeus