José Lello, um dos deputados que contestaram o voto a favor do PS na proposta sobre os subsídios, ficou satisfeito por o partido apresentar uma declaração de voto para justificar a abstenção.
Corpo do artigo
Esta iniciativa da direcção do partido permitiu criar consensos no grupo parlamentar, considerou o deputado que mantém a intenção de apresentar uma declaração individual de voto.
«A intenção do voto que apresentarei tem a ver apenas com questões pessoais e muito especificas. Nada que tenha a ver com o aspecto que envolveu a primeira votação», justificou, frisando que todos os deputados apoiam «a declaração de voto em conjunto».
O deputado socialista considera que tem faltado algum diálogo entre a direcção do Partido Socialista e o grupo parlamentar e que o método usado antes, durante a discussão e votação do Orçamento de Estado para 2012, não foi bom para o partido.
A decisão agora tomada por Carlos Zorrinho quanto à disciplina de voto, entende José Lello, visou «encontrar um clima muito positivo no grupo parlamentar» e articular o grupo parlamentar com a direcção.
Para o socialista, é «inegável» que faltava esse clima, mas «hoje em dia o grupo parlamentar está coeso».