Louçã questiona se contribuição afecta pensionistas, Passos remete para mais tarde
O líder do BE questionou o primeiro-ministro sobre os cortes no subsídio de Natal, mas Passos Coelho voltou a remeter esclarecimentos para estudos técnicos a apresentar mais tarde, justificando a decisão com as contas do INE conhecidas quarta-feira.
Corpo do artigo
Francisco Louçã questionou Passos Coelho sobre a forma como ia ser aplicada a contribuição especial em sede de IRS hanunciada pelo Governo e se esta iria incidir também sobre os rendimentos dos pensionistas, mas o primeiro-ministro voltou a remeter para mais tarde mais esclarecimentos.
Passos Coelho afirmou que quando o Governo teve a «informação que ontem [quarta-feira] foi publicitada» pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), tomou a decisão de «pedir aos serviços do Ministério das Finanças que simulassem o que seria necessário para o corrigir».
No entanto, remeteu para «as próximas duas semanas» a explicação contida no «detalhe técnico da medida» que está a ser realizado, que explicará tanto a forma da medida como o seu impacto no crescimento.
«Precisamos nesta altura de um activismo muito maior dentro das políticas para corrigir desvios que nas contas nacionais já são evidentes», afirmou o primeiro-ministro, adiantando que tendo em conta as estatísticas publicadas pelo INE, são necessários «pouco mais de dois mil milhões de euros para garantir» que a meta de défice de 5,9 por cento acordado com as instituições internacionais.