Oito empresas e centros de investigação do sector automóvel, a maioria ligados ao projecto da mobilidade eléctrica, compõem a primeira comitiva portuguesa ao congresso de engenheiros automóveis de Detroit, em busca de oportunidades de mercado nos EUA.
Corpo do artigo
Na primeira missão empresarial ao abrigo da nova campanha do AICEP para o mercado norte-americano -- "Portugal, Innovate With Us" (Portugal, Inove Connosco"), vão estar em Detroit o Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (MOBI-E) e um projeto paralelo do Massachussetts Institute of Technology e Universidade do Minho -- MOBI-MPP.
O resto da comitiva é composto pela Sodecia, Efacec, TMG-Automotive, Novabase, Martifer e o Centro de Excelência e Inovação na Industria Automóvel (CEIIA).
A abertura oficial do primeiro stand de Portugal na conferência da Society of Automotive Engineers decorre hoje, com as presenças do embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, e do coordenador do Mobi-E, João Dias, além do director do AICEP.
Para Rui Boavista Marques, o objectivo a curto prazo é apresentar o modelo integrado português a Estados norte-americanos, estando agendados contactos com a imprensa especializada e com os governos estaduais da Carolina do Norte, Carolina do Sul, Califórnia, Tennessee e Colorado.
Em contactos agendados com potenciais fornecedores, as empresas participantes vão também promover as soluções tecnológicas que desenvolveram para o projecto MOBI-E.
Este é o caso da Efacec, que desenvolveu um modelo de ponto de carregamento de carros eléctricos, da Novabase e o seu software "smart grid" e também da Martifer, com um novo tipo de carregador.
Os EUA tornam-se assim na mais recente frente que a MOBI-E pretende abrir para a comercialização das soluções desenvolvidas em Portugal.
Com o tema "Charging Forward Together", a edição deste ano da conferência dará destaque aos últimos avanços no campo da mobilidade eléctrica, terminando na próxima sexta-feira.
Em Detroit estarão também dois investigadores da Universidade do Minho, Francisco Brito e Jorge Martins.