A onda de calor das últimas semanas tem aumentado os negócios nas praias, restaurantes e esplanadas do país, mas os benefícios são apenas pontuais porque já começou o ano lectivo, segundo a Confederação do Turismo Português (CTP).
Corpo do artigo
«Este bom tempo tem vantagens para o turismo, mas apenas em fins-de-semana e mini-férias pois já começaram as aulas e não é fácil as famílias tirarem uns dias com a prisão de terem os filhos nas escolas», afirmou à Lusa a secretária-geral da CTP, Adília Lisboa.
Os benefícios registam-se mais no turismo interno do que externo, advertiu: «Não vejo grande alteração no mercado externo por causa do bom tempo. Os estrangeiros que escolheram Outubro para férias queriam um clima ameno e há uma margem pequena que oscila na escolha de Portugal por termos mais calor do que é habitual».
No entanto, Adília Lisboa acredita que a vaga de calor vai permitir que os estrangeiros regressem aos seus países com uma boa imagem de Portugal e do bom tempo que caracteriza o país e é a base da sua imagem nos mercados externos.
E ainda tem outra vantagem, acrescenta, este calor está a permitir a alguns turistas fazer férias com o clima de Agosto mas com os preços de Outubro.